Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Ásia

Ano-Novo Chinês será comemorado com show de projeções na ponte estaiada

Ação, por iniciativa do Ibrachina, celebra chegada do ano do tigre e intercâmbio entre brasileiros e asiáticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para comemorar a chegada do Ano-Novo chinês, um show com 80 drones que farão projeções luminosas será realizado pelo Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil China) nesta sexta-feira (4), às 20h, na ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, um dos principais cartões postais de São Paulo.

Região da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, um dos principais cartões postais de São Paulo, na zona sul - Bruno Santos - 19.jan.2022/Folhapress

Na apresentação, o vermelho da bandeira chinesa aparecerá ao lado do verde e amarelo brasileiro. O espetáculo, que deve durar cinco minutos, também desenhará com luzes um tigre, animal que é tema do novo ano do calendário chinês.

O Ibrachina diz que o formato da celebração foi pensado como uma adaptação para tempos pandêmicos de uma tradição chinesa, a de lançar lanternas ao céu contendo desejos para a nova etapa que se inicia.

Com as projeções dos símbolos na ponte, moradores e trabalhadores da região poderão ver as figuras de longe, em segurança, assim como quem estiver passando de carro, segundo o instituto.

O espetáculo dependerá, no entanto, das condições climáticas. Se estiver chovendo forte na hora prevista para a apresentação, os drones não poderão levantar voo. Nesse caso, a organização deve esperar o tempo melhorar para iniciar a exibição.

Fundado em 2018 pelo advogado Thomas Law, o Ibrachina anuncia ter como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos da China, do Brasil e de outros países que falam a língua portuguesa.

A entidade atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte de duas frentes parlamentares criadas na Câmara dos Deputados​, a Brasil-China e a Brics.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH ​ ​ ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.