Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Associação faz roda de conversa sobre educação sexual e distribui absorventes em SP

Projeto Transformando o Período Menstrual fará ação neste sábado (5) em programa da prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Produtos de higiene serão distribuídos neste sábado (5) no Autonomia em Foco, programa de assistência da Prefeitura de São Paulo que atende cerca de 150 pessoas no bairro da Liberdade, na região central da capital. Os kits incluem itens como absorventes, lenços umedecidos, sabonetes e preservativos.

A ação é uma iniciativa do Projeto TPM - Transformando o Período Menstrual, que também levará profissionais da saúde para realizar uma roda de conversa com cerca de 50 mulheres sobre temas como sexualidade e menstruação.

Representação de útero, cuja musculatura contrai durante as cólicas menstruais, gerando dor
Representação de útero, cuja musculatura contrai durante as cólicas menstruais, gerando dor - Reprodução/Flickr

Fundado por Beatriz Garcia e Gabriela Aguiar, o Projeto TPM é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo levar os temas da educação menstrual e sexual para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a pesquisa Impacto da Pobreza Menstrual no Brasil, encomendada pela Always e realizada pela Toluna, 28% das mulheres brasileiras deixaram de ir à aula por não conseguirem comprar o item de higiene menstrual.

Destas, 48% dizem que tentaram esconder o real motivo pelo qual faltaram à escola e 45% acreditam que sua ausência impactou negativamente seu desempenho escolar.

O estudo mediu o acesso de adolescentes e jovens a produtos essenciais de higiene no período menstrual, em especial absorventes. Foram entrevistadas 1.224 mulheres por telefone, entre 16 e 29 anos, em todas as regiões do Brasil.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.