Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defensoria quer saber se missa na Sé vetou pessoas em situação de rua

Denunciantes teriam sido impedidos de participar de comemorações do aniversário de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo oficiou órgãos da capital e do estado questionando por que pessoas em situação de rua supostamente teriam sido impedidas de participar de comemorações do aniversário da capital paulista neste ano, no dia 25 de janeiro.

0
Missa presidida pelo cardeal arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, na Catedral da Sé, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 25.jan.2022/Folhapress

De acordo com a defensora pública federal Ana Lúcia Faria de Oliveira, a DPU foi procurada por lideranças da população em situação de rua. Elas relataram terem sido barradas ao tentarem assistir à missa na Catedral da Sé e participar de festividades no Pateo do Collegio, ambos na região central da cidade.

As restrições teriam sido impostas por guardas municipais e policiais militares, segundo os denunciantes.

Os ofícios foram encaminhados à Secretaria Municipal de Segurança Urbana da capital paulista e à Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. As pastas são questionadas se foi emitido comando para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar barrarem esse grupo de pessoas —e de quem teria partido a iniciativa.

Em nota, a Polícia Militar diz que não recebeu ofício e que seus policiais aturaram somente nas áreas externas da Catedral e de outros estabelecimentos, sem nenhuma participação em qualquer controle de acesso.

"A Polícia Militar informa que o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1, responsável pelo policiamento na região central da cidade de São Paulo, não recebeu nenhum documento da Defensoria Pública da União. No dia 25 de janeiro, o policiamento na região da Praça da Sé e Pátio do Colégio foi intensificado para garantir a segurança da população", afirma.

Procurada pela coluna, a secretaria municipal não respondeu.


EM FAMÍLIA

Fabio Jr, um homem branco de cabelos castanhos, está em pé usando jaqueta, camiseta e calça preta; a seu lado está a filha Cleo, mulher branca de cabelos pretos, usando calça jeans preta e camiseta cinza; ao lado de Cleo está Fiuk, homem branco de cabelos pretos mais compridos, de calça jeans preta e camiseta marrom; eles estão de braços dados
O cantor Fábio Jr com os filhos atores, Cleo Pires e Fiuk, no set do filme 'Me Tira da Mira' - Larissa Marques

Fábio Jr., Cleo Pires e Fiuk estarão juntos pela primeira vez no cinema. Pai e filhos contracenam na comédia policial "Me Tira da Mira", do diretor Hsu Chien, que estreia em 17 de março. "Imagina só o orgulho do papai aqui! Produção da minha filhota [Cleo], elenco incrível, roteiro, direção. E ainda poder contracenar pela primeira vez nós três foi muito lindo! A gente se divertiu, se emocionou", diz o cantor.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.