Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu chuva

DPU organiza ações de auxílio humanitário e jurídico em Petrópolis

Cidade foi afetada por temporais que deixou ao menos 104 mortos; órgão está em contato com as Forças Armadas, a Casa Civil e a Caixa Econômica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública da União (DPU) está organizando ações de atendimento humanitário e auxílio jurídico à população de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, que foi afetada por fortes chuvas, causando inundações, enxurradas e deslizamentos. Ao menos 104 pessoas, incluindo duas crianças, morreram.

A defensoria está em contato com as Forças Armadas Brasileiras para realizar a distribuição de água potável. O órgão também quer que a Casa Civil analise a possibilidade de abertura de crédito extraordinário para áreas como saúde, infraestrutura e assistência social.

A DPU ainda abriu um diálogo com a Caixa Econômica Federal e o INSS para antecipar a solução de demandas de natureza cível e previdenciária.

Defensores públicos federais estão organizando uma visita ao local. Uma equipe prestará assistência jurídica de casos individuais ou demandas coletivas dos afetados pelo temporal.

As ações estão sendo coordenadas pelo secretário-geral de Articulação Institucional, Gabriel Saad, pelo assessor para Casos de Grande Impacto Social, Ronaldo de Almeida Neto, pelo defensor nacional de Direitos Humanos, André Porciúncula, pelo secretário de Acesso à Justiça, Murillo Ribeiro Martins, e pelos defensores regionais de Direitos Humanos da DPU no Rio de Janeiro, Thales Treiger e Shelley Duarte Maia.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.