Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Família de Isa Penna sofre ataques após deputada ser ameaçada de estupro e morte

Remetente é o mesmo usado em ataque contra o ator e BBB Douglas Silva, diz defesa da parlamentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) diz que seus familiares tiveram o endereço divulgado em um novo ataque direcionado a ela, ocorrido na terça-feira (1º). Após o episódio, a parlamentar atualizou o boletim de ocorrência em que relatou ameaças de estupro e morte recebidas na semana passada.

0
A deputada estadual Isa Penna, em São Paulo - Marlene Bergamo - 14.jan.2021/Folhapress

Em razão dos ataques, suas agendas públicas serão suspensas por ora, enquanto outros compromissos serão realizados em sigilo.

Ambas as ameaças foram comunicadas ao Conselho Nacional de Direitos Humanos. O gabinete de Isa Penna ainda entrou com um pedido de proteção parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e tem adotado medidas de segurança recomendadas pela ONG Terra de Direitos, especializada em atendimento e assistência a defensores de direitos humanos.

"Evidências indicam que, possivelmente, o agressor tem contato com grupos extremistas que participam de fóruns misóginos criminosos na internet", afirma, em nota, o mandato de Penna.

As ameaças recebidas pela deputada foram disparadas por um mesmo endereço de email e publicadas em um blog de extrema direita.

Segundo a defesa de Penna, o remetente é o mesmo usado para fazer ameaças racistas contra o ator e atual participante do Big Brother Brasil, Douglas Silva. Desde então, os advogados de Penna e Silva estão em contato para apurar se há outras evidências em comum.

Após tornar público o primeiro episódio, Isa Penna disse que, como já recebeu ameaças de morte anteriormente, encara o caso com frieza. "A gente vai até se desumanizando um pouco. Mas sempre deixo muito claro que não tem nenhuma menina inocente aqui e que não saiba fazer política", afirmou na semana passada.

"Ser mulher no Brasil é perigoso. Inclusive, eu me preparo para esse tipo de momento. Fica uma sensação ruim, e me concentro nos protocolos de segurança para não ser pega desprevenida", completou.

PALCO

O empresário Pedro Herz foi assistir à atriz Clarice Niskier em "A Alma Imoral". A peça escrita por Nilton Bonder teve sessão para convidados como a atriz Gabriela Duarte e o ex-tenista Fernando Meligeni e sua mulher, a atriz Carol Hubner, na terça (1º), no Teatro Morumbi Shopping, em SP.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.