Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo Bolsonaro teme que guerra da Ucrânia gere especulação de preços agrícolas

Ministério da Agricultura já avalia impactos na importação de insumos como fertilizantes e trigo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de Jair Bolsonaro está preocupado com a especulação do preço de insumos da agricultura por causa da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Bolsonaro durante cerimônia no Planalto - Evaristo Sa/AFP

NAS NUVENS

Além da possível quebra no fornecimento de produtos como fertilizantes e trigo, que diminuiria a oferta e aumentaria o seu valor, o Ministério da Agricultura teme que a simples possibilidade já cause uma subida oportunista de preços, antecipando o que nem chegou a acontecer.

NUVENS 2

Desde a escalada do conflito, com a entrada de tropas russas em território ucraniano, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem se reunido com empresários e especialistas de cada setor econômico que pode ser atingido.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília - Raul Spinassé - 9.mar.2021/Folhapress

CORTE

No diagnóstico da pasta, a importação de fertilizantes e de trigo podem ser afetadas. A exportação de soja, outros grãos e de carne para a Rússia e a Ucrânia também é motivo de preocupação.

CORTE 2

O Brasil importa 85% do adubo que aplica nas lavouras. A metade do total vem da Rússia e da Belarus, país que já estava sob sanção.

CORTE 3

Já no caso do trigo, o Brasil importa 60% do que consome. Com a quebra do fornecimento pelo país de Putin, os preços podem subir. Ou seja, os importadores poderiam seguir comprando da Argentina, do Canadá e dos EUA, mas a um custo muito maior.

NA CHEGADA

Um terceiro problema é a exportação de soja brasileira para a Rússia. O país importou 768,2 mil toneladas de soja em 2021.

NA ESTANTE

A sócia da livraria Gato Sem Rabo, Johanna Stein, recebeu convidados para o lançamento do livro "Boa Forma Gute Form: Design no Brasil 1947-1968" (Editora Act), na quarta-feira (23). A obra foi organizada pela escritora e pesquisadora Livia Debbane. O colecionador Ricar-do Kugelmas e a galerista Luiza
Calmon também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.