Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Jovem Pan diz ser infeliz coincidência novo episódio de antissemitismo com comentaristas

Em menos de três meses emissora demitiu dois comentaristas; um por ter feito comentário de cunho antissemita e o outro, por suposta saudação nazista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Jovem Pan News diz que os dois episódios de cunho antissemita protagonizados por comentaristas do canal em um intervalo de três meses foram casos pontuais que "infelizmente envolveram o mesmo tema".

O comentarista Adrilles Jorge foi demitido nesta quarta (9) após aparecer fazendo uma saudação tida como nazista ao final de sua participação no programa "Opinião". E José Carlos Bernardi foi desligado em novembro após dizer que o Brasil teria o mesmo êxito econômico da Alemanha se "a gente matar judeus".

Adrilles Jorge faz gesto polêmico em programa da Jovem Pan e é demitido
O comentarista político Adrilles Jorge faz gesto interpretado como suposta saudação nazista no programa 'Opinião', da Jovem Pan News; ele foi demitido após o episódio - Reprodução

Em ambos os casos, segundo a Pan, houve pronta resposta da direção da emissora com o desligamento dos profissionais.

A emissora também afirma que a condução de temas sensíveis em seus programas, assim como as questões editoriais, "são tratadas e reforçadas cotidianamente entre a direção e os comentaristas". E que seus profissionais precisam observar e cumprir "rigorosamente" a linha editorial que se baseia "no respeito às pessoas e às instituições e na defesa da liberdade de expressão e da democracia".

O gesto de Adrilles foi feito quando se debatia no programa a declaração do podcaster Bruno Aiub, o Monark, do Flow Podcast, defendendo o direito de nazistas formarem um partido no Brasil.

Ele nega qualquer alusão ao gesto e diz que apenas deu tchau. À coluna, Adrilles afirmou que está "muito magoado" com a Jovem Pan e diz ter sofrido assédio moral do dono da emissora, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha.

O comentarista da Jovem Pan News José Carlos Bernardi
O comentarista da Jovem Pan News José Carlos Bernardi foi demitido da emissora após fazer comentários de cunho antissemita no 'Jornal da Manhã', em novembro de 2021 - Reprodução

Já a declaração de José Carlos Bernardi foi feita em novembro, no "Jornal da Manhã". Ele disse que o Brasil poderia ter o mesmo êxito econômico da Alemanha "se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles". Bernardi também foi dispensado da emissora após entidades judaicas repudiarem a fala.

A rádio Jovem Pan estreou seu canal na TV, o Jovem Pan News, em outubro do ano passado, com a participação do presidente Jair Bolsonaro no programa "Pânico". Bolsonaro, porém, não gostou dos comentários do humorista e comunicador André Marinho e deixou a entrevista no meio. Marinho deixou a emissora logo depois.


A VEZ DE MARINA

A cantora Marina Sena, mulher branca de cabelos negros com comprimento até o final das costas, está em pé, de perfil, usando apenas calça jeans, com parte do bumbum e do seio esquerdo à mostra
A cantora mineira Marina Sena, 25, fotografada por Bob Wolfenson para a primeira edição da revista Morel, da IpsisPUB - Bob Wolfenson/Divulgação

Marina Sena, 25, que ganhou o prêmio de cantora revelação de 2021 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), foi fotografada por Bob Wolfenson para a primeira edição da revista Morel. A publicação de literatura, artes visuais e jornalismo editada pela IpsisPUB será lançada no dia 20.

Na entrevista, a mineira fala de como a colega Anitta, que faz sucesso também fora do país, é uma inspiração. "Ela tem essa autoestima para ir ​pra cima, se banca mesmo. Porque não é permitido para o brasileiro ter autoestima, entendeu? A gente não aprendeu a dar esse saltinho, e ela falou ‘mano, esse carma aqui não vou pegar para mim’", diz.

A cantora também declara voto em Lula. "Ele tem o fervor que a gente precisa", afirma.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.