Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Mariz aciona OAB-SP contra advogada por 'depreciar' direito de defesa na área criminal

Ele foi citado em ação por já ter defendido clientes como Suzane Von Richthofen e o jornalista Pimenta Neves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira acionou o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP contra a advogada Adélia Rink, que fez menção a ele em um processo em que representa uma cliente que se diz espancada por um homem.

O advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira em evento na Faculdade de Direito da USP
O advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira em evento na Faculdade de Direito da USP - Mathilde Missioneiro -12.dez.2019/Folhapress

SOBRENOME

Na defesa, Rink afirmou que o acusado tentava "desmoralizar" sua cliente, mas "se esqueceu de dizer" que tinha um advogado, Mariz, "especialista em defender pessoas como Suzane Von Richthofen, que armou o assassinato dos próprios pais, e Pimenta Neves, que matou a namorada a sangue frio".

ATAQUE

Em sua representação à OAB-SP, Mariz, que representa o acusado em outra ação, afirma que a advogada "atacou de forma descontextualizada e sem nenhuma necessidade processual a atuação do requerente, depreciando a advocacia criminal como um todo". Afirma ainda que a declaração dela causa "estranheza" e demonstra que "o nobre direito de ser a voz e a vez daqueles que necessitam de defesa não é um bem tão compreendido em nossa classe".

NA ESTANTE

A sócia da livraria Gato Sem Rabo, Johanna Stein, recebeu convidados para o lançamento do livro "Boa Forma Gute Form: Design no Brasil 1947-1968" (Editora Act), na quarta-feira (23). A obra foi organizada pela escritora e pesquisadora Livia Debbane. O colecionador Ricardo Kugelmas e a galerista Luiza
Calmon também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.