Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Presidente da Biblioteca Nacional cai antes mesmo de tomar posse

Nomeação do ex-capitão de mar e guerra da Marinha do Brasil Carlos Carlos Fernando Rabello havia sido publicada nesta quinta (24) no Diário Oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério do Turismo barrou o termo de posse do ex-capitão de mar e guerra da Marinha do Brasil Carlos Fernando Rabello como novo presidente da Biblioteca Nacional.

Sua nomeação foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União. Ele substituiria o monarquista Rafael Nogueira, que deixou o cargo há poucas semanas. Segundo servidores ouvidos pela coluna, ele telefonou para a biblioteca e disse que "forças superiores" o teriam impedido de tomar posse.

Procurada, a Secretaria Especial da Cultura disse que a nomeação foi cancelada por solicitação da própria pasta, "em razão da tramitação de outro processo visando a nomeação para o cargo".

Questionada, a secretaria não informou os motivos do ato, nem se haverá um novo indicado.

Rabello vem da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde trabalhava diretamente com a presidente da instituição, Letícia Dornelles, desde 2020.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.