Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus Folhajus

PTB pede que Justiça barre vacinação contra Covid nas escolas em SP

Direção da legenda afirma que campanha pode gerar perseguição aos pais de crianças e adolescentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretório paulista do PTB entrou com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo solicitando o fim da campanha de vacinação contra a Covid-19 nas escolas. Contrária à obrigatoriedade da imunização, a direção da legenda afirma que a campanha promovida pelo governo João Doria pode gerar "perseguição aos pais" de crianças e adolescentes.

0
Criança recebe dose da Coronavac na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo - Bruno Santos - 20.jan.2022/Folhapress

ARTILHARIA

O PTB tem ajuizado diversas ações contra a vacinação. Em uma delas, em que questionava o direito do estado de SP de cobrar a carteirinha de imunização de alunos, a sigla foi considerada sem legitimidade para o pleito. Na decisão, a juíza Carmen Cristina Fernandez Teijeiro e Oliveira alertou para o "excesso do judicialização" por partidos.

AFRONTA

"Sem que ninguém se responsabilize pelos efeitos da vacina e ausentes os estudos para efeitos de médio e longo prazo, a obrigação da vacinação e perseguição aos pais afronta os direitos garantidos", afirma o presidente do PTB em São Paulo, empresário bolsonarista Otávio Fakhoury.

AUTORIZO

A campanha nas escolas do estado de São Paulo deve ocorrer até 25 de fevereiro. Durante a aplicação das doses, não haverá necessidade da presença dos pais ou responsáveis. Eles, porém, deverão assinar um termo de concordância.

NA MIRA

Na semana passada, o diretório paulista do PTB baixou orientação para que lideranças e filiados em cargos eletivos municipais e estaduais se posicionem contra a adoção do passaporte da vacina da Covid-19.

O empresário Otávio Oscar Fakhoury, alvo dos inquéritos do STF sobre fake news
O empresário Otávio Oscar Fakhoury, alvo dos inquéritos do STF sobre fake news - Zanone Fraissat/Folhapress

NA MIRA 2

A resolução ainda orienta os quadros do partido a promoverem audiências públicas para entender "a vontade popular" e discussões jurídicas sobre o tema. "É sempre importante relembrar que o posicionamento do PTB-SP não é contra a vacinação, mas contra sua obrigatoriedade à revelia das garantias fundamentais e liberdades individuais asseguradas pela Constituição Federal", diz a legenda.

VELINHAS

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), compareceram à festa de aniversário de 40 anos do presidente do PSDB na cidade de São Paulo, Fernando Alfredo. A celebração foi realizada na última sexta-feira (18), no Bar Brahma, na região central da capital.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.