Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu twitter Facebook instagram

Twitter diz que vídeo sexista postado por Eduardo Bolsonaro não é discurso de ódio

Plataforma não retirou do ar a montagem que sugere que mulheres seriam culpadas pelo acidente do metrô em SP porque avaliou que ela é opinativa; construtora disse que peça é misógina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Twitter diz que não tirou do ar o vídeo sexista que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou em seu perfil na sexta (4), sugerindo que o acidente na obra da linha 6 do metrô que abriu uma cratera na marginal Tietê teria sido causado pela mão de obra feminina, porque avaliou o conteúdo como opinativo, e não discurso de ódio.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na rampa do Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-06.set.2021/Folhapress

MISOGINIA

A montagem usa imagens de uma peça institucional da construtora espanhola Acciona, exaltando o trabalho das mulheres. A empresa repudiou o compartilhamento do vídeo, que considerou "misógino". Com a edição, cenas do desabamento parcial da pista da marginal e do vazamento de esgoto foram inseridas entre depoimentos de empregadas da Acciona.

A versão compartilhada por Eduardo Bolsonaro, semelhante ao vídeo que já estava circulando em redes sociais e grupos de WhatsApp, foi acompanhada de uma trilha sonora que busca dar viés humorístico ao material.

ERRO

No domingo (6), o parlamentar teve sua conta no Twitter bloqueada temporariamente. Segundo a plataforma, houve um erro no sistema.

Em nota enviada à coluna, a empresa diz que o tuíte do deputado falando "Você pegaria seu dinheiro e investiria em ações já condenadas da Venezuela? Tenho certeza que não. Mas isso foi um dos crimes que o PT cometeu com o dinheiro público, destruindo a vida de milhares de brasileiros" foi "identificado erroneamente por nossos sistemas automatizados como contendo uma mídia que violaria nossas regras, o que causou o bloqueio da conta até que o usuário o deletasse".

E segue: "antes que ele cumprisse essa etapa, o erro foi identificado e a conta foi restabelecida. O usuário não sofreu medida de 'suspensão temporária', mas sim teve a conta bloqueada para uso enquanto não deletasse o seu tweet (é assim que agimos em caso de remoção por violação às nossas regras)".

NO ALTAR

A modelo Lais Ribeiro, mulher negra, está em pé com uma saia branca esvocaçante e um paletó branco. Ela usa o cabelo preso.
Ton Gomes/Divulgação

A top brasileira Laís Ribeiro, que está noiva do ex-jogador do Chigago Bulls, da NBA (liga profissional de basquete americana), Joakim Noah, terá a cantora Elba Ramalho como uma das atrações de seu casamento. Prevista para agosto deste ano, a cerimônia para 250 convidados ocorrerá em Trancoso, na Bahia. A ideia é que seja no "pé na areia", e Laís cogita subir ao altar descalça.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.