Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Semana de 1922

Universidade Oxford celebra centenário da Semana de 22 com aula-show de Adriana Calcanhotto

Cantora e escritora participou do encerramento da Brazil Week, semana dedicada ao Brasil na instituição inglesa, que neste ano foi dedicada à Semana de Arte Moderna de 22

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cantora e escritora Adriana Calcanhotto deu a aula-show de encerramento da Brazil Week, semana dedicada ao Brasil que acontece anualmente na Universidade Oxford, no Reino Unido, na sexta (4). Neste ano o evento celebrou o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A cantora e escritora Adriana Calcanhotto participa de seminário da Universidade de Oxford sobre a Semana de Arte Moderna de 22 ao lado dos professores Claire Williams e Guilherme Perdigão
A cantora Adriana Calcanhotto participa de evento online da Universidade Oxford, do Reino Unido, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 ao lado dos professores da instituição Claire Williams e Guilherme Perdigão; o pequeno Romeo Coughlin Perdigão fez participação especial na live - Reprodução YouTube/ Oxford University Brazilian Society

Em uma conversa online com o professor-doutor Guilherme Perdigão e a professora Claire Williams, do departamento de Línguas Modernas da universidade, Calcanhotto contou que seu primeiro contato com o modernismo brasileiro se deu aos 14 anos quando comprou um livro de poemas de Oswald de Andrade, sem saber do que se tratava. Ela também disse que, apesar das discussões e polêmicas contemporâneas em torno da Semana de 22, sua percepção é a de que foi melhor ela ter existido do que não. "Apesar de serem seus componentes, não todos, brancos, não todos ricos, não todos paulistanos e não todos sequer modernistas", afirma.

Segundo ela, os artistas que participaram da Semana de 22, como Mario e Oswald de Andrade, ficariam felizes com a celebração do centenário do evento em 2022, por causa de novos atores não brancos ao debate. "Hoje, por exemplo, é possível ver uma coisa que não se via antes, os artistas indígenas se apropriando do modernismo", diz.

"O modernismo não põe em xeque o colonialismo, mas acredito que aqueles artistas, com seu senso de vanguarda, gostariam muito dessa comemoração [do centenário] onde o olhar dos artistas indígenas e negros, agora sim [são incluídos] e podemos começar a fazer as perguntas que o modernismo lançou."

Durante a palestra, Calcanhotto também apresentou sua música "A Mulher do Pau Brasil".

A semana Brazil Week foi organizada por Perdigão, Williams e pela doutoranda Georgia Seabra. As palestras podem ser assistidas no canal Oxford University Brazilian Society no YouTube.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.