Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Rússia

Arthur do Val diz que MBL arrecadou R$ 180 mil para ajudar a Ucrânia

Ele viajou à Europa com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL, para acompanhar o conflito contra a Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual e pré-candidato ao Governo de SP Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, diz que arrecadou R$ 180 mil para ajudar a Ucrânia na guerra contra a Rússia. Ele viajou à Europa com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL, para acompanhar o conflito.

IN LOCO

O valor foi arrecadado em uma live feita na segunda (1º), em seu canal no YouTube. No vídeo, o parlamentar aparece com dois voluntários de um movimento de civis que oferece ajuda humanitária para os refugiados e que envia mantimentos para o país vizinho.

DESTINO

Parte do dinheiro, segundo diz o deputado, será destinado para a compra de alimentos e suprimentos. Eles serão doados ao movimento dos voluntários.

DESTINO 2

Outra parte será transferida para a conta oficial do Exército da Ucrânia. Arthur do Val afirma que já está em contato com o embaixador ucraniano na Eslováquia. "Depois nós vamos mostrar um balanço com todos os comprovantes [das doações]", aponta.

ROTA

Ele afirma que a viagem à Eslováquia, onde se encontra, foi paga do próprio bolso. Os dois dirigentes do MBL embarcaram no domingo (27) para a Alemanha, onde alugaram um carro para chegar até o país.

MOVIMENTO

Ambos são apoiadores do projeto presidencial de Sergio Moro (Podemos), e Arthur do Val critica a posição de Jair Bolsonaro (PL) no conflito. "Vemos o presidente querendo, de uma forma completamente atrapalhada, não bater de frente com o Putin. Isso não existe aqui. O Putin é o vilão aqui", continua.

NA PAREDE

O diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, recebeu convidados para a abertura da exposição "Esse Extraordinário Mário de Andrade". Ele também é curador da mostra. Os artistas Alex Flemming e Daniel Melim também compareceram ao evento que ocorreu na sexta-feira (25), em SP.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.