Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Arthur do Val diz que está na Ucrânia fazendo coquetéis molotov para o Exército

Dirigente do MBL que acompanha o deputado na viagem postou foto com a inscrição 'molotove-se' na legenda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual e pré-candidato ao Governo de SP Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, publicou na noite desta quinta (3) uma foto em que aparece sentado ao lado de dezenas de garrafas de vidro supostamente destinadas à produção de coquetéis molotov. Segundo o parlamentar, o registro foi feito na Ucrânia.

O deputado estadual de SP Arthur do Val (Podemos) posa ao lado de garrafas que supostamente serão usadas para a produção de coquetéis molotov na Ucrânia - @arthurmoledoval no Instagram

"Nunca imaginei que um dia nessa vida ainda faria coquetéis molotov para o Exército ucraniano", escreveu Arthur do Val na legenda da fotografia.

O deputado viajou à Europa ao lado de Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito. Em seu perfil nas redes sociais, Renan também publicou uma foto ao lado de garrafas de vidro acompanhada da inscrição "molotove-se".

Os dois líderes do MBL decidiram ir à Ucrânia em movimento de contraposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL), reforçando as discussões sobre a guerra no debate eleitoral brasileiro.

Ambos são apoiadores do projeto presidencial de Sergio Moro (Podemos) e críticos de Bolsonaro. No caso da invasão russa à Ucrânia, também atacam a postura de neutralidade do presidente sobre o assunto.

Nesta semana, Arthur do Val disse ter arrecadado R$ 180 mil para ajudar o país na guerra contra a Rússia. O montante foi angariado durante uma live feita na segunda (1º), em seu canal no YouTube.

Parte do dinheiro seria destinada para a compra de alimentos e suprimentos. Outra parte, segundo Mamãe Falei, seria transferida para a conta oficial do Exército da Ucrânia. "Depois nós vamos mostrar um balanço com todos os comprovantes [das doações]", disse ele à coluna.

O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse nesta quinta-feira que mais de cem brasileiros já se ofereceram para lutar contra a Rússia.

​Tkach não informou se algum destes brasileiros irá ou já está na Ucrânia para participar da guerra. O diplomata disse que apenas pessoas com experiência em combates serão selecionadas.

"A inscrição [para participar dos combates] se realiza lá na Ucrânia. Para aplicar, ser escolhido, [são] pessoas com experiência", afirmou Tkach à imprensa. "São mais de 100 [brasileiros que se ofereceram]. Não podemos responder a todos", disse ainda.

Após a guerra entre Rússia e Ucrânia ser deflagrada, o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, pediu resistência e orientou as pessoas a usarem coquetéis molotov ​contra invasores.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.