Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu petrobras

Consultoria do Senado contradiz Bolsonaro sobre aumento de combustíveis

Nota informativa foi feita em resposta a questionamentos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A consultoria legislativa do Senado preparou uma nota informativa que contradiz o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as afirmações de que ele não pode trocar o presidente da Petrobras e, portanto, está impedido de alterar a política de preços da estatal para comercialização de diesel, gasolina e etanol.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) em vídeo transmitido em um fórum empresarial dos Emirados Árabes Unidos
O presidente Jair Bolsonaro (PL) em vídeo transmitido em um fórum empresarial dos Emirados Árabes Unidos - Reprodução

A QUALQUER TEMPO 

De acordo com a consultoria, a diretoria da Petrobras, inclusive seu presidente, "podem ser destituídos a qualquer tempo". O presidente teria o poder de exonerá-los "indiretamente, por meio do Conselho de Administração e da Assembleia Geral", da estatal.

TOTAL CONTROLE 

"Compete ao Conselho de Administração a destituição, assim como a eleição, dos membros da diretoria executiva [da empresa]. Portanto, a União, que é o sócio controlador e tem maioria no Conselho de Administração da Petrobras, pode destituir o presidente da empresa", diz a nota técnica.

CONTROLE 2 

Sobre a política de preços, a consultoria afirma que "não há lei que obrigue a Petrobras" a adotá-la, embora a direção da empresa possa responder por políticas que causem prejuízo a ela.

MINHA RESPOSTA 

A nota foi feita em resposta a questionamentos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que pretendia provar que as afirmações de Bolsonaro eram "uma mentira deslavada".

TELA

O artista plástico Felipe Young, conhecido como Flip, recebeu convidados na abertura de sua exposição individual ‘Pareidola’, na galeria Babel, na terça-feira (22), em São Paulo. O chef de cozinha e apresen-tador do programa MasterChef Brasil (Band) Henrique Fogaça passou por lá. O artista plástico e pichador Mauro Neri, conhecido como Veracidade, também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.