Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dias Toffoli passa por cirurgia de 3 horas para retirar hérnia do esôfago

Ministro do STF foi operado por Antônio Macedo, o mesmo cirurgião que cuida do presidente Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli passou por uma cirurgia de 3 horas na manhã desta terça-feira (8) no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Ele foi operado pelo cirurgião Antonio Macedo para tratar uma hérnia de hiato esofágico, que ocorre quando parte do estômago impulsiona o músculo do diafragma. Está sendo acompanhado também pela médica Ludhmila Hajjar.

O ministro Dias Toffoli, do STF - Nelson Jr.-15.set.21/SCO/STF

O magistrado apresentava um quadro complexo por causa de uma intensa inflamação da mucosa do esôfago, chamada de esofagite, causada justamente pela hérnia.

O ministro passa bem, mas ainda sem previsão de alta.

​Antonio Macedo é um dos maiores especialistas da área, e comanda a equipe médica que acompanha também o presidente Jair Bolsonaro, que já passou por várias cirurgias no intestino depois de ser vítima de uma facada na campanha eleitoral de 2018.

Em maio de 2020, o ministro foi internado em Brasília para a drenagem de um abscesso. Em agosto do mesmo ano, ele foi internado com complicações respiratórias, o que levou à suspeita de que tinha sido infectado pelo novo coronavírus.

Exames posteriores, no entanto, descartaram a contaminação e concluíram que ele estava com pneumonite por hipersensibilidade. Os médicos sugeriram ao Supremo Tribunal Federal que fizesse uma revisão em seu sistema de ar-condicionado

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.