Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Documentário sobre pastora trans brasileira ganha apoio do Selo Elas

'Deus É Mulher', de Bárbara Cunha, foi selecionado por proposta que incentiva cinema de mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O documentário "Deus É Mulher", de Bárbara Cunha, é um dos cinco projetos ​selecionados neste ano pelo Selo Elas. Desenvolvida pela Elo Company, a iniciativa tem como objetivo fomentar o cinema feito por mulheres no Brasil. "A nossa ideia é empoderar as mulheres neste lugar de diretoras", diz Bárbara Sturm, criadora da iniciativa.

"Deus É Mulher" foi escolhido pela importância e representatividade do tema apresentado: produção mostra a trajetória de Alexya Salvador, a primeira mulher trans da América Latina a se tornar reverenda na Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM). "Já passou da hora de falar sobre o assunto. A gente entende que a luta das mulheres trans faz parte do feminismo", afirma.

Já filmado, o documentário vai contar com a consultoria do Selo para a realização da montagem. "Deus É Mulher" está programado para ser lançado no segundo semestre deste ano.

A pastora transgênero Alexya Salvador
A pastora transgênero Alexya Salvador - Eduardo Anizelli -6.jun.2018/Folhapress

Para outros filmes, a iniciativa atua também nas fases iniciais da produção, auxiliando o projeto desde o roteiro até o lançamento da obra.

O longa infantojuvenil "Clara e Tom", da cineasta Cininha de Paula, também foi selecionado para ser contemplado pelo Selo. A história mostra a amizade entre as crianças Clara e Tom e tem como trilha sonora clássicos da MPB de Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Jobim, entre outros, com novos arranjos e regravações.

Segundo Bárbara Sturm, a ideia ao escolher os projetos é estimular a produção de novas diretoras, assim como apoiar talentos já reconhecidos, a exemplo de Cininha.

Os filmes "Matar um Dragão na Capadócia", de Larissa Figueiredo, "La Mama", de Carina Bini, e "#EuSouMaria", de Clara Linhart são os outros contemplados.

O Selo Elas completa em 2022 cinco anos. No período, foram atendidas pela iniciativa 42 filmes.


ATRÁS DA LENTE

A empresária Marcy Junqueira e o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, compareceram à abertura da mostra "Amazônia: O Processo de Criação de Sebastião Salgado", no Itaú Cultural, em São Paulo, na terça (8). A exposição traz registros fotográficos feitos pelo diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, e pela produtora Lélia Wanick sobre os bastidores do trabalho de Salgado na região amazônica. O cineasta Helio Goldsztejn também esteve lá. ​

​com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.