Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Encontro de mulheres com Bolsonaro, Arthur Lira e Paulo Guedes só tem homens convidados

Organizadora diz que plateia será feminina e que "todos os grupos de poder" são masculinos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participará na próxima quinta-feira (10) de um encontro promovido pelo Grupo Voto para discutir a participação feminina na política. Na lista de palestrantes convidados, no entanto, há apenas homens.

0
O presidente Jair Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 14.dez.2021/Folhapress

São eles o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que participam no mesmo dia de Bolsonaro, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que falará com o grupo na quarta-feira (9). No dia 15, elas se encontram com o vice-governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB-SP).

De acordo com a presidente do Grupo Voto, Karim Miskulin, a plateia do evento com Bolsonaro e os demais convidados será composta apenas por mulheres. "O objetivo maior é romper [com] os ciclos de poder masculino", diz sobre a iniciativa, idealizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Publicação do Grupo Voto divulga evento sobre a participação feminina na política; Bolsonaro, Lira, Guedes, Tarcísio e Garcia estão entre os convidados - @grupo_voto no Instagram

Miskulin e empresárias de diferentes setores serão recebidas por Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília, no período da manhã de quinta-feira. Já o almoço será realizado na companhia de Paulo Guedes, enquanto a janta terá a presença de Arthur Lira. O presidente da Câmara divulgou o evento em seu Instagram.

"Nós normalmente não temos acesso a estas autoridades", explica Miskulin sobre a escolha dos palestrantes. "Todos os grupos de poder político e econômico são masculinos (por enquanto)", afirma, em mensagem.

Karim Miskulin já realizou mais de um evento com a presença de Bolsonaro. Em novembro de 2020, ela reuniu 150 convidados em torno do presidente e de seis de seus ministros.

Em abril de 2021, o presidente voltou a prestigiar um evento do Grupo Voto, almoçando com 40 executivas em SP. Na ocasião, Bolsonaro disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, não apita em política.

O Grupo Voto foi criado há 15 anos no Rio Grande do Sul. E diz ter a missão de, "independentemente de qual seja o governo, construir uma relação saudável entre os setores público e privado para, assim, ajudar a encontrar caminhos para fazer com que o Brasil seja mais competitivo, desburocratizado e consiga diminuir suas desigualdades sociais".

À MESA

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi recebido pelo empresário João Camargo em um jantar promovido pelo grupo Esfera, na segunda-feira (7), em São Paulo. O sócio diretor da XP Investimentos Rafael Furlanetti compareceu ao evento, que também foi oferecido à deputada federal Tabata Amaral
(PSB-SP).
O empresário Lírio Parisotto esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.