Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Implicância de Tabata com Lula só não é maior que sua subserviência a empresários, diz advogado

Deputada criticou PT e o ex-presidente em jantar com empresários em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, que coordena o grupo Prerrogativas e organizou o jantar em que Lula (PT) e Geraldo Alckmin (sem partido) apareceram juntos pela primeira vez em público, em dezembro, diz que não se surpreende com as críticas ácidas que a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) fez ao ex-presidente e ao PT em um encontro com empresários na segunda (7).

A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) durante jantar oferecido grupo Esfera, em São Paulo
A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) durante jantar oferecido grupo Esfera, em São Paulo - Marlene Bergamo - 7.mar.2022/Folhapress

"Os comentários da deputada Tabata em um festivo encontro de empresários em São Paulo são constrangedores, mas nem um pouco surpreendentes. A implicância dela com o PT e com Lula só não é maior do que a subserviência que a deputada vem demonstrando a uma parte da classe empresarial do nosso país", afirma ele, que é filiado ao PT.

Em jantar com empresários reunidos pelo grupo Esfera no restaurante Varanda, em São Paulo, Tabata afirmou que vem "lutando bravamente" contra uma federação de seu partido com o PT. Segundo ela, a ala paulista do partido tem posição "unânime" contra a proposta porque quer impedir que o PSB vire uma "sublegenda".

Para Tabata, o Brasil "comporta e precisa de uma esquerda mais moderna, que não olhe para União Soviética, ou para a Venezuela, mas sim para Portugal, ou para a Espanha, ou ainda para o Partido Democrata, nos EUA". Ela chegou a dizer que é contra "qualquer passada de pano para ditadura e autoritarismo".

Disse que discorda "de todos os posicionamentos que o PT vem tendo" e que é preciso "estressar" o programa do partido.

Afirmou ainda que "já que a gente vai ter o Lula [como candidato a presidente], que seja com um vice como Geraldo Alckmin". O ex-governador deve se filiar ao PSB para compor a chapa com o petista.

Tabata foi muito aplaudida, e também elogiada por ter votado a favor da reforma da Previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

"A deputada tem lado. E não parece ser o do povo brasileiro", afirma o advogado Marco Aurélio de Carvalho. "Basta ver as posições que assumiu nos temas previdenciários e trabalhistas, que lhe renderam efusivos aplausos e entusiasmados agradecimentos no jantar em questão", segue ele.

Um dos empresários do encontro do Esfera que elogiou a posição da parlamentar a favor das mudanças nas aposentadorias foi Lírio Parisotto. "A turma toda aqui agradece a tua posição", disse ele.

Carvalho disse que festeja, no entanto, o fato de o partido de Tabata Amaral se posicionar de forma distinta. "Ainda bem que esta posição belicosa é isolada dentro do PSB e das demais forças políticas do campo democrático."

O advogado diz ainda que Lula deve relevar as críticas.

"O presidente Lula é generoso o bastante para, sem rancores, debater o seu projeto para o país, e não se deixará conduzir por sentimentos menores. O apoio da deputada Tabata ao programa de reconstrução e de reconciliação do país é muito bem-vindo. Os desafios são enormes, e o que nos une é muito maior do que o que nos divide", finalizou ele, em mensagem enviada à coluna.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.