Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Livro explica a vida e a morte das Constituições brasileiras

Professor de Direito, Manoel Carlos de Almeida Neto explica o contexto em que cada uma de nossas Cartas Magnas entrou em vigor, e como acabaram revogadas para dar lugar a novas leis supremas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado Manoel Carlos de Almeida Neto lança nesta segunda (14) o livro "O Colapso das Constituições do Brasil: uma reflexão pela democracia", que revela o contexto histórico em que cada uma delas foi aprovada e depois revogada para dar lugar a uma nova Carta Magna.

Professor da USP de 2020 a 2022 e doutor e pós-doutor em Direito , Manoel Carlos mostra que o país já teve 14 Constituições ou Cartas constitucionais, ou o dobro do que é reconhecido oficialmente. No livro, uma pesquisa de pós-doutorado, ele explica a vida e a morte de cada uma delas.

Capa do livro "O Colapso das Constituições do Brasil: uma reflexão pela democracia"
Livro "O Colapso das Constituições do Brasil: uma reflexão pela democracia", do advogado Manoel Carlos de Almeida Neto - Divulgação

A obra tem prefácio de José Sarney, que presidia o país quando a Constituição de 1988 foi promulgada, e posfácio do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski.

O lançamento será às 18 horas, no edifício sede da OAB em Brasília.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.