Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula bloqueia agenda com empresários e prioriza movimentos sociais

Pedidos de encontro se avolumaram com liderança nas pesquisas eleitorais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula (PT) bloqueou a agenda para encontros com grandes empresários.

TEMPO 2

Desde que ficou claro que o ex-presidente disputaria as eleições presidenciais, e com chance real de vitória, a fila de pedidos para um encontro com ele vem aumentando. Mas, com raras exceções, abertas a empresários conhecidos de longa data, Lula tem preferido adiar os encontros.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Paraná
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Paraná - Ricardo Chicarelli -19.mar.2022/AFP

TEMPO 3 

O petista tem, por outro lado, privilegiado a agenda com movimentos sociais. Apenas nesta semana, ele visitou um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Paraná, ao lado de João Pedro Stedile, e visitou condomínios do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto com Guilherme Boulos (PSOL).

TEMPO 4 

De acordo com interlocutores do ex-presidente, ele vai, sim, conversar com a elite de negócios do país, em encontros mais amplos do que os que tem feito. Mas dentro de seu próprio tempo e de sua própria lógica, sem se submeter à agenda do mercado.

SABATINA 

Segundo ainda eles, Lula tem dito que não se submeterá a uma sabatina sobre a eventual futura escolha de ministros da área econômica, por exemplo. E pretende também questionar os representantes do mercado, além de ser questionado —num diálogo de mão dupla.

TODOS SABEM 

O ex-presidente afirma ainda que não pretende apresentar uma nova Carta aos Brasileiros —documento que divulgou quando estava prestes a vencer pela primeira vez a eleição para presidente, em 2002. Nele, o petista se comprometia com bandeiras caras ao mercado, como o respeito a contratos.

MEMÓRIA 

Lula afirma agora que uma nova carta é totalmente desnecessária, já que governou o país por oito anos com responsabilidade fiscal e nada precisa provar.

NA TV

O ator José Loreto
O ator José Loreto - Vinicius Mochizuki/Divulgação

O ator José Loreto interpreta Tadeu no remake de "Pantanal", que a Globo estreia na segunda (28). Para participar da novela, o artista teve de abandonar outro trabalho para o qual vinha se preparando há mais de dois anos: dar vida ao cantor Sidney Magal na cinebiografia "O Meu Sangue Ferve Por Você". Loreto segue como produtor do filme. "Eu desisti, porque o personagem que eu mais queria fazer agora era o Tadeu mesmo. Não trocaria isso por nada", afirma o ator.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.