Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Rússia

Arthur do Val diz que está 'ruindo' e quer reconquistar a namorada

Abalado com as consequências de sua fala, deputado diz que a crise que enfrenta é diferente de outras porque agora ele perdeu a pessoa que ama

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei, está deprimido e elegeu como prioridade recuperar a sua namorada.

Homem aparece gravando o vídeo, como se fosse uma selfie, à noite
O deputado estadual Arthur do Val, em trecho do vídeo que gravou na fronteira entre Ucrânia e Eslováquia, divulgado no domingo (6) - Reprodução Youtube

Giulia Blagitz, que é enfermeira e se apresenta no Instagram como pós-graduanda em urgência e emergência na área de saúde, encerrou seu relacionamento com o parlamentar após o vazamento de áudios sexistas que ele enviou a amigos na semana passada.

Entre outras coisas, Mamãe Falei disse que as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres. Os áudios foram gravados durante viagem que ele fez à Ucrânia.

A namorada terminou com ele por meio de mensagem em redes sociais, quando anunciou que os dois seguiriam "caminhos diferentes".

Publicação de Giulia Blagitz no Instagram rompendo seu namoro com o deputado Arthur do Val (Podemos) - Reprodução

Amigos próximos de Arthur do Val relataram à coluna que o baque do fora público foi até maior do que os desdobramentos políticos do escândalo.

O deputado confirma. "O negócio da Giulia [fim do relacionamento] pegou. A verdade é essa", afirmou ele à coluna.

"Eu lido bem com questões políticas e desafios profissionais. Mas essa crise é diferente de todas. Quando afeta família, o nosso círculo mais íntimo, é outra história", segue.

Ele admite que vai ser difícil retomar o relacionamento com Giulia. "Ela não é brava. Ela é justa", diz. "Imagine você amar uma pessoa, essa pessoa te amar. E de repente cai um balde de sujeira em cima de tudo isso", afirma.

Arthur do Val diz ainda entender que não é simples se relacionar com um homem público, que tem a vida exposta. Diz que sempre tentou, por isso mesmo, preservar o namoro. Mas, agora, a situação pode ter se complicado irremediavelmente.

"Estou ruindo. Mas não é pela política. E sim por ter perdido a pessoa que eu amo", diz.

O parlamentar é alvo de dez pedidos de cassação na Assembleia Legislativa de SP. Responderá ainda a procedimento disciplinar e pode ser expulso de seu partido, o Podemos. No fim de semana, ele recuou da pré-candidatura ao governo de São Paulo.

Uma das consequências que mais o deprimiu, no entanto, foi mesmo o fora público que levou da namorada.

Por isso, a prioridade para ele agora seria reconquistá-la.

Mamãe Falei pretende também parar de falar por algum tempo, submergindo para reduzir danos à sua imagem e estudando o que fazer daqui para a frente.

Na mensagem em que terminou o namoro, Giulia escreveu: "Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arthur gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos diferentes".

Em seguida, afirmou: "Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas uma coisa podem ter certeza: o amor sempre foi real e sempre será".

Em um primeiro momento, ela excluiu o perfil da rede social. Depois, retornou, mas passou a excluir pessoas que começaram a segui-la depois do escândalo.

Nas gravações que enviou a amigos a partir da Europa, o deputado disse que as ucranianas são "fáceis" de pegar por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

Ele fez ainda várias afirmações sobre a beleza das mulheres ucranianas, chamadas de "deusas". ​"Mano, eu tô mal. Tô mal, tô mal. Eu passei agora, são quatro barreiras alfandegárias. São duas casinhas em cada país. Mano, eu juro para vocês, eu contei: foram 12 policiais deusas. Deusas. Mas deusa assim que você casa e você faz tudo o que ela quiser. Eu tô mal, cara", afirma um deles.

"Assim, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas assim que você tipo... Mano, nem sei te dizer. Se ela cagar, você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Inacreditável, cara. Assim que essa guerra passar, eu vou voltar pra cá", segue a gravação.

Um segundo áudio descreve como o deputado teria usado seus 730 mil seguidores no Instagram para se aproximar de mulheres ucranianas.

"Elas olham [para ele, Arthur] e vou te dizer: são fáceis porque elas são pobres. E aqui, cara, minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história", disse.

"Não peguei ninguém, mas eu colei em duas minas, que a gente não tinha tempo, em dois grupos de minas, e assim, é inacreditável a facilidade. Essas minas em São Paulo você dá bom dia e ela iria cuspir na sua cara. E aqui elas são super simpáticas, super gente boa", seguiu.

TERCEIRO SINAL

A atriz Mariana Xavier recebeu convidados em seu camarim na estreia do monólogo "Antes do Ano que Vem", na sexta-feira (4), no Teatro Unimed, em São Paulo. O espetáculo é dirigido por Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos, que estiveram lá. O ator Dan Ferreira também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.