Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MBL se despede de Arthur do Val, mas deixa porta aberta para a volta

Entidade afirma que aqueles que desejam ver o parlamentar 'na lona' o detestam 'pelo seu bom trabalho'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MBL (Movimento Brasil Livre) divulgará nesta terça-feira (8) uma nota de despedida em que exalta os feitos políticos do deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, e diz aguardar seu retorno, no momento certo, "à casa onde cresceu enquanto comunicador e político".

A decisão de se afastar do grupo foi anunciada pelo parlamentar em entrevista à Folha na segunda-feira (7), em meio à repercussão de áudios sexistas de sua autoria que vieram à tona semana passada.

0
O deputado estadual Arthur do Val, na Alesp, em São Paulo - Bruno Santos - 15.fev.2019/Folhapress

"A decisão do Arthur do Val de sair do MBL é mais do que a perda de um quadro político. É a perda de um amigo que fizemos por volta de 2016, quando o movimento já tinha pouco mais de um ano de existência; é a perda de um homem que aprendemos a respeitar e admirar", afirma o MBL em nota.

"Essa perda também é a de um dos jovens líderes políticos brasileiros, que sem ter nascido de um clã, construindo uma carreira inteiramente limpa e responsável, conseguiu o feito de se eleger como segundo mais votado deputado da Alesp e de realizar extraordinária campanha à prefeitura em 2020", segue.

A entidade ainda afirma que Mamãe Falei "precisa de serenidade para reorganizar sua carreira" e sua vida pessoal. E destaca que sua trajetória não foi marcada por escândalos, casos de corrupção ou traição a promessas de campanha.

"Sabemos que aqueles que o desejam na lona são os mesmos que o detestam exatamente pelo seu bom trabalho", diz o MBL na despedida.

"O MBL, portanto, aceita a sua saída, mas espera que ela seja apenas temporária. Esperamos que no devido momento ele possa retornar à casa onde cresceu enquanto comunicador e político", continua.

O movimento finaliza a nota afirmando que jamais fechará as portas aos seus melhores quadros enquanto houver comprometimento com "o bom combate pelos valores da liberdade e a defesa de um Brasil mais justo para todos".

Arthur do Val, que foi ao conflito na Ucrânia na semana passada, enviou o conteúdo a amigos dizendo que as ucranianas são "fáceis" por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

Ele deve começar a responder nesta semana, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a representações que podem levar à perda de seu mandato parlamentar.

Arthur do Val tomou posse como deputado estadual em 2019 —foi o segundo candidato mais bem votado de São Paulo. Em 2020, foi candidato a prefeito da capital paulista e terminou em quinto lugar, com 9,78% dos votos.

Eleito deputado pelo DEM, Arthur do Val foi expulso do partido por críticas ao governador João Doria (PSDB) e sucessivas brigas com os colegas de plenário. Depois, disputou as eleições municipais pelo Patriota. Agora deve tentar o governo estadual pelo Podemos.

Leia, abaixo, a íntegra da nota do MBL:

"A decisão do Arthur do Val de sair do MBL é mais do que a perda de um quadro político. É a perda de um amigo que fizemos por volta de 2016, quando o movimento já tinha pouco mais de um ano de existência; é a perda de um homem que aprendemos a respeitar e admirar. Essa perda também é a de um dos jovens líderes políticos brasileiros, que sem ter nascido de um clã, construindo uma carreira inteiramente limpa e responsável, conseguiu o feito de se eleger como segundo mais votado deputado da Alesp e de realizar extraordinária campanha à prefeitura em 2020.

O MBL sabe que, nesse momento, Arthur do Val precisa de serenidade para reorganizar sua carreira, e, afinal, focar no mais importante: sua vida pessoal. Por conta de um erro quiseram execrá-lo, destruir a sua carreira e sua vida. Não é exagero. As periódicas campanhas de cancelamento têm o objetivo de aplacar esta sanha. Mas Arthur é uma pessoa honesta. Em sua vida não lhe pesa nenhum escândalo, nenhum caso de corrupção, nenhuma traição a seus valores ou propostas de campanha. Ao contrário. Sabemos que aqueles que o desejam na lona são os mesmos que o detestam exatamente pelo seu bom trabalho.

O MBL, portanto, aceita a sua saída, mas espera que ela seja apenas temporária. Esperamos que no devido momento ele possa retornar à casa onde cresceu enquanto comunicador e político. De uma coisa todos podem estar certos: o Movimento Brasil Livre não irá jamais fechar as portas aos nossos melhores quadros, sejam eles famosos ou não, mandatários ou militantes, desde que cumpram com a missão permanente dessa instituição: o bom combate pelos valores da liberdade e a defesa de um Brasil mais justo para todos."

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.