Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mulheres sem-teto protestam na sede do Podemos em SP pela expulsão de Arthur do Val

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, de acordo com o movimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) São Paulo e do Mulheres em Movimento se reuniram nesta terça-feira (8) em frente à sede do Podemos, em São Paulo, para exigir a expulsão do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei, dos quadros do partido.

A ação foi convocada por ocasião do Dia Internacional da Mulher e em resposta ao vazamento de áudios de teor sexista do parlamentar. De acordo com o movimento, cerca de 50 pessoas estiveram presentes.

Militantes do MTST SP e do Mulheres em Movimento protestam em frente à sede do Podemos, em São Paulo, contra Arthur do Val - Comunicação MTST/Divulgação

O deputado, que se envolveu no conflito na Ucrânia na semana passada, disse a amigos que as ucranianas são "fáceis" por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

"Não estamos nem pedindo, estamos exigindo a cassação do mandato do Arthur do Val. O que ele fez foi de um machismo e um sexismo que não dá para a gente tolerar", afirma a coordenadora estadual do MTST em São Paulo, Ediane Maria. O movimento também pede uma resposta da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

"O dia das mulheres sempre foi marcado pela luta, mas quando você vê um deputado estadual se posicionando dessa forma com mulheres que estão em guerra, em situação de vulnerabilidade total, é uma vergonha. Um deputado deveria prestar solidariedade", segue.

Conhecido como Mamãe Falei por seu canal no YouTube, Arthur é alvo de pedidos de cassação e de expulsão do Podemos, que tem o ex-juiz Sergio Moro como candidato à Presidência.

A dirigente do MTST paulista ainda questiona as declarações dadas por Mamãe Falei após o vazamento dos áudios. "Ele não é moleque para ser deputado, mas é moleque para se posicionar e falar dessa forma entre amigos?", diz.

Em entrevista à Folha na segunda-feira (7), o deputado disse reconhecer sua atitude como imatura. "Eu não quero justificar isso como cancelamento ou politicamente correto, não. Eu errei. Ponto. Mas psicologicamente... E até no áudio eu misturo um monte de coisas. As coisas estavam tão misturadas na minha cabeça, que eu misturei tudo", afirmou.

A ação do MTST e do Mulheres em Movimento em frente ao Podemos contou com a leitura de um manifesto. "O que o deputado estadual Arthur do Val fez é crime! Viola o direito de vida das mulheres ao legitimar o assédio, prostituição, turismo sexual e estupro de corpos femininos", dizia o texto.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.