Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT vê crescimento de Bolsonaro como enterro da terceira via

Setores do partido celebram de forma discreta a ligeira recuperação do presidente nas pesquisas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O crescimento de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas eleitorais vem sendo discretamente comemorado no PT. Além de previsível, ele torna cada vez mais difícil a viabilização de um candidato da terceira via
—todos os outros competidores estão estacionados, e bem atrás do presidente nas pesquisas.

Homem de terno azul gesticulando
O presidente Jair Bolsonaro discursa em evento em Brasília - Adriano Machado/Reuters

SINAIS

Os primeiros sinais de que Bolsonaro reagiria nas sondagens eleitorais começaram a aparecer no começo de janeiro —quando a percepção das pessoas sobre os rumos da economia passou a melhorar.

SINAIS 2

Em novembro de 2021, apenas 22% dos que responderam à pesquisa do Instituto Ipespe, financiada pela XP Investimentos, concordava com a afirmação de que a economia brasileira estava no "caminho certo". Foi o pior índice registrado na sequência de sondagens feita pelo instituto. Outros 69% diziam que ela estava no "caminho errado".

SINAIS 3

Depois disso, os índices começaram a melhorar lentamente. Até que, no fim de fevereiro, chegaram a 27% os que consideram que a economia está o "caminho certo". E os que têm percepção negativa caíram para 63% —uma diferença de seis pontos em relação ao pior momento de Bolsonaro.

SINAIS 4

O presidente passou então a reagir nas pesquisas, ainda que de forma tímida, passando de 24% para 26% no Ipespe.

NA MESMA

Sergio Moro (Podemos) não saiu do lugar, mantendo os 8% da preferência do eleitorado, e em empate com Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 8% para 7% nos primeiros meses do ano.

SALTO...

Mesmo entendendo que uma disputa com Bolsonaro pode ser mais fácil de enfrentar do que uma terceira via no segundo turno das eleições, a ordem no PT é evitar o "salto alto".

... BAIXO

O presidente, embora rejeitado por ampla parcela do eleitorado, tem eleitorado fiel —e o poder de, no cargo, tomar dezenas de medidas que podem reverter a antipatia de uma parte da população.

FORA, GERALDO

E setores do PT seguem torcendo o nariz para a possibilidade de Geraldo Alckmin ser confirmado candidato a vice na chapa de Lula.

O ex presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin
Montagem com fotos do ex-presidente Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin - Marlene Bergamo e Eduardo Knapp/Folhapress

FORA 2 

Na sexta (4), os ex-presidentes do PT Rui Falcão e José Genoino convidaram a militância "contrária à indicação de um vice golpista e neoliberal" para um debate. O resultado será divulgado no YouTube.

TEMPO CERTO

"As candidaturas do PT são sempre decididas no encontro nacional do partido. E ele ainda não ocorreu. Estamos ainda, portanto, no momento de debate", afirma o deputado federal Rui Falcão.

NO PALCO

A atriz Virgínia Cavendish se reuniu no camarim com o elenco da peça "Terremotos", na sessão de pré-estreia na quinta-feira (3) no Teatro Sesi, em São Paulo. A atriz Paloma Bernardi também estava presente. O diretor do espetáculo, Marco Antônio Pâmio, passou pelos bastidores.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.