Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Raul Gazolla diz que Porchat sofre rejeição da direita e que cena de filme com Gentili foi tirada de contexto

Ator, que participou de longa acusado pelo governo de pedofilia, afirma que recebeu questionamentos de amigos por grupos de WhatsApp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ator que faz uma participação em "Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola" (2017), Raul Gazolla diz que recebeu diversas mensagens de amigos em grupos de WhatsApp reclamando que o filme promove a pedofilia. Ele não concorda e salienta que trata-se de uma obra de ficção.

O ator, Raul Gazolla em evento em São Paulo
O ator, Raul Gazolla em evento em São Paulo - Mathilde Missioneiro - 19.jun.2019/Folhapress

O longa, que tem Danilo Gentili e Fábio Porchat como nomes principais do elenco, é alvo de uma polêmica por causa de uma cena publicada no domingo (13) pelo deputado estadual pelo Ceará André Fernandes.

No trecho divulgado, o personagem de Porchat instiga dois garotos menores de idade a pararem de discutir e pede que o masturbem. As crianças reagem com surpresa, negando o pedido. O secretário especial da Cultura, Mario Frias, também compartilhou a cena em suas redes sociais e disse que era uma "afronta às famílias e às crianças".

"Do meu ponto de vista, a cena [alvo da polêmica] não é uma incitação à pedofilia, mas um alerta aos jovens de que, se eles não estiverem atentos, podem cruzar com um pedófilo e acabar em uma situação sem saída", diz Gazolla.

Para ele, é uma "bobagem" a tentativa do governo federal de tentar censurar o filme. "Sou totalmente contra." Questionado se votou em Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018, Gazolla responde que isso não vem ao caso. "Posso garantir uma coisa para você, não sou petista, sou contra a corrupção", diz.

Em seguida, afirma preferir se pronunciar apenas como artista e diz preferir "não entrar na política". Mas se contradiz na sequência ao afirmar "saber que Gentili é de direita" e que as pessoas não estão revoltadas com ele, mas com Porchat, que sofre "uma rejeição do pessoal da direita".

Gazolla faz questão de dizer que Porchat "é um grande ator" e uma "pessoa boa". "Talvez alguns, por não gostarem da posição [política] dele, estejam confundindo o ator com a cena que ele fez", opina.

Para ele, o problema foi publicarem um trecho do filme fora de contexto. Gazolla diz ter explicado isso aos amigos no WhatsApp. "O que está havendo é uma politização em cima dessa cena para se aproveitarem de alguma coisa. E aí muda tudo, não tem nada a ver com o filme", complementa. Gazolla, porém, diz que não vai criticar Frias nem o deputado que publicou primeiro o trecho do filme.

"Eu gosto do Mario. Não acompanho o que ele faz na Cultura, mas não estou aqui para criticar. É muito difícil você julgar alguém que está lá dentro [do governo]", diz. Gazolla acrescenta que não tem capacidade para julgar o governo de Bolsonaro nem o de presidentes anteriores.

O ator só se mostra convicto ao dizer que a vida real é muito pior do que a ficção e que é a favor da pena de morte para alguns crimes. "Do meu ponto de vista, pedófilos, assassinos premeditados têm que morrer mesmo, não tenho mais vergonha de dizer isso. Eu tive uma mulher assassinada [a atriz Daniella Perez, em dezembro de 1992]. Na época, as pessoas me perguntavam: 'Você é favor da pena de morte?'. E eu politicamente [correto] dizia não. Mas sou a favor, sim", diz.


BAIXINHOS

   A apresentadora Xuxa Meneghel, que participa do programa The Masked Singer Brasil, da TV Globo, como jurada
A apresentadora Xuxa Meneghel, que participa do programa The Masked Singer Brasil, da TV Globo, como jurada - Maurício Fidalgo/Globo

Xuxa Meneghel vai participar como jurada convidada do programa "The Masked Singer Brasil", da TV Globo, em que os participantes têm que descobrir quais são as personalidades escondidas por trás da máscara. Na edição que vai ao ar no próximo dia 27, Xuxa abrirá o programa cantando o clássico "Lua de Cristal" com a apresentadora Ivete Sangalo. "Estar ao lado da Veveta é incrível, dos jurados que eu tenho um carinho especial foi mais incrível ainda", diz a rainha dos baixinhos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.