Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Seis em cada dez funcionários da Caixa já sofreram assédio moral, diz estudo

Levantamento encomendado Fenae também mostra que 33% dos trabalhadores estão afastados por depressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um levantamento encomendado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) mostra que mais da metade dos funcionários daquele banco (56%) afirma ter sido vítima de assédio moral no trabalho. Isso equivale a seis em cada dez trabalhadores.

A pesquisa ouviu mais de 3.000 empregados entre 19 de novembro e 10 de dezembro de 2021. A situação piorou desde o último estudo, realizado em 2018, quando 53% dos empregados disseram ter passado por uma situação de assédio.

Em 2018, 33% dos funcionários ativos da Caixa entrevistados relataram problemas de saúde relacionados ao trabalho. Agora, esse número passou de 40%.

O novo estudo também mostra que 33% dos que responderam à pesquisa estão afastados por depressão. Outros 26% estão sem trabalhar por ansiedade, 13% por síndrome de burnout (cansaço extremo causado pelo trabalho) e 11% por síndrome do pânico.

Segundo o presidente da Fenae, Sergio Takemodo, a pesquisa levou em consideração o impacto da pandemia na saúde dos trabalhadores, mas ele diz que o quadro já existia antes da crise sanitária. "O modo de gestão da Caixa, as cobranças e pressão por metas e a jornada exaustiva estão interferindo na saúde dos empregados", afirmou. ​

Além disso, 20% dos funcionários disseram ter uma jornada de trabalho maior do que oito horas diárias.

À MESA

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi recebido pelo empresário João Camargo em um jantar promovido pelo grupo Esfera, na segunda-feira (7), em São Paulo. O sócio diretor da XP Investimentos Rafael Furlanetti compareceu ao evento, que também foi oferecido à deputada federal Tabata Amaral
(PSB-SP).
O empresário Lírio Parisotto esteve lá. ​

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.