Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

SP estuda flexibilizar uso de máscaras para crianças, mas há incertezas

Com apenas 20% dos que têm entre 5 e 11 anos com esquema vacinal completo, medida ainda gera insegurança e médicos buscam meio-termo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A flexibilização de máscara para as crianças será discutida nesta terça (8) pelo comitê de médicos que assessora o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), no combate à Covid-19.

Crianças usam máscara de proteção em sala de aula de uma escola pública em São Paulo
Crianças usam máscara de proteção em sala de aula de uma escola pública em São Paulo - Rivaldo Gomes -18.out.2021/Folhapress

MUITA CALMA 

Com apenas 20% das crianças de 5 a 11 anos com esquema vacinal completo, a possibilidade de liberar os pequenos de usar o equipamento de proteção ainda está cercada por dúvidas e incertezas.

FORA DA SALA

Uma das ideias que deve ser discutida é a de que eles sigam usando máscaras nas salas de aula, mas possam ficar sem elas nas áreas livres, durante o recreio e nas atividades esportivas.

FREIO

O debate, no entanto, deve ser intenso: há profissionais que são contra qualquer tipo de flexibilização enquanto não se aumentar a cobertura vacinal neste público.

ACELERADOR 

Já para os adultos a decisão está praticamente tomada: eles serão liberados da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos.

VIZINHANÇA

A medida está sendo considerada conservadora se comparada à tomada pelo Rio de Janeiro, por exemplo. Na segunda (7), o prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) liberou o uso do equipamento inclusive em lugar fechado.

MULTIDÃO

Médicos que integram o comitê paulista, no entanto, dizem que é necessário ainda agir com cautela: mais de 400 pessoas por dia no Brasil morrem pela doença. Destes, cerca de cem são de São Paulo.

TEATRO

A atriz Mariana Xavier recebeu convidados em seu camarim na estreia do monólogo "Antes do Ano que Vem", na sexta-feira (4), no Teatro Unimed, em São Paulo. O espetáculo é dirigido por Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos, que estiveram lá. O ator Dan Ferreira também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.