Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

'STJ faz Dallagnol pagar pelos seus erros', diz grupo de advogados e juristas

Ex-procurador é condenado a indenizar Lula por caso do PowerPoint

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Perrogativas, que reúne advogados e juristas críticos à Lava Jato, diz que a condenação de Deltan Dallagnol por ataques à honra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva simboliza resposta "a uma grande injustiça".

A Quarta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta terça-feira (22) que o ex-procurador da República deve indenizar em R$ 75 mil Lula pela entrevista na qual divulgou a denúncia do tríplex em Guarujá (SP). Cabe recurso.

Procurador Deltan Dallagnol apresenta Powerpoint contra Lula em 2016
Deltan Dallagnol, então coordenador da Lava Jato, apresenta Power Point sobre Lula em 2016 - Reprodução/YouTube

"O dia 22 de março de 2022 ficará marcado como o dia em que o ex-procurador Deltan Dallagnol foi condenado a —literalmente— pagar por parte de seus erros na Lava Jato", afirma o grupo em nota.

A denúncia do ex-procurador ficou conhecida pela apresentação de PowerPoint reproduzida em um painel. Na ocasião, Deltan disse que Lula era "o grande general" do esquema da Petrobras e que comandou uma "propinocracia".

Para o coletivo Prerrogativas, a decisão por 4 votos a 1 "lava a alma e a honra do ex-presidente", embora "nenhum dinheiro do mundo" pague o sofrimento de uma injustiça. No texto, eles afirmam ainda que a condenação deveria ser colocada em formato de PowerPoint e ter a mesma divulgação da denúncia feita por Deltan. "Sim, o famoso PowerPoint era criminoso. Mentiroso", diz o texto.

"Ao obrigar Dallagnol a indenizar um inocente, o sistema de justiça dá um importante recado a todos os agentes públicos que abusam de seu poder e desrespeitam os direitos dos cidadãos", finaliza o grupo.

Após o julgamento do STJ, Deltan publicou nas redes sociais que "depois de perder em 2 instâncias, Lula reverte julgamento do caso Powerpoint no STJ".

"Brasileiros, entendam: isso é o que acontece quando se luta contra a corrupção e a injustiça no BR. Essa é a reação do sistema, nua e crua. Lula sai impune e nós pagamos o preço da corrupção", afirmou.

"Quem ainda neste país terá coragem de fazer seu trabalho de investigar e punir criminosos poderosos e informar à sociedade, depois dessa decisão do STJ de me condenar por ter apresentado o conteúdo da acusação à sociedade?", acrescentou o ex-procurador.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.