Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Arthur do Val na União Brasil sugere acordo para impunidade, diz deputada

Isa Penna cobra celeridade no caso em que deputado diz que mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A movimentação de Arthur do Val, que se filiou ao União Brasil em meio ao processo que pode cassar o mandato dele por conta dos áudios sexistas sobre mulheres ucranianas, chamou a atenção de deputados da Assembleia Legislativa de SP.

TURMA NOVA 

A deputada Isa Penna (PCdoB) vê na manobra uma tentativa de ele se salvar de uma punição mais severa no caso julgado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

O deputado Arthur do Val no plenário da Assembleia Legislativa de SP
O deputado Arthur do Val no plenário da Assembleia Legislativa de SP - Divulgação/Alesp

TARTARUGA 

Ela vê morosidade no trabalho da comissão, que se reuniu pela última vez em 18 de março. A parlamentar enviou um requerimento ao colegiado cobrando celeridade no caso.

TIME 

"A recente filiação do representado ao partido União Brasil dá contornos de sugestivos acordos políticos para sua impunibilidade", afirma a deputada no documento, assinado pela advogada Maíra Bayod.

MATEMÁTICA 

Para a Bayod, o fato de o União Brasil ser um partido de maior expressão —que, em SP, apoia a candidatura de Rodrigo Garcia ao governo do estado— daria a Arthur o respaldo de uma pressão política maior.

URNAS

"Ele [Arthur do Val] teve uma votação expressiva [em 2018] e pode contribuir pra atingir o coeficiente eleitoral. Se ele for cassado, em tese o União perderia um candidato já com envergadura que foi testada nas urnas e demonstrou ter 500 mil votos", afirma a advogada.

AUSENTE 

A defesa de Arthur diz que o deputado está afastado de qualquer articulação e que "as ilações sobre acordos políticos são descabidas". "A própria inviabilidade jurídica do pedido de cassação é suficiente para a defesa do deputado, que seguirá linha técnica."

OUVIDOS 

A presidente do conselho de ética da Alesp, Maria Lúcia Amary (PSDB), diz que está seguindo "rigorosamente" os ritos do colegiado. Ela marcou uma reunião do grupo para a terça (5). No encontro, a comissão deve ouvir as testemunhas listadas por Arthur em sua defesa.


  Os atores Filipe Bragança e Giovana Cordeiro, que protagonizam o filme 'O Meu Sangue Ferve por Você'
Os atores Filipe Bragança e Giovana Cordeiro, que protagonizam o filme 'O Meu Sangue Ferve por Você' - Rafa Morse

Os atores Filipe Bragança e Giovana Cordeiro caracteriza-dos como Sidney Magal e sua mulher, Magali, para o filme "O Meu Sangue Ferve Por Você". Com direção de Paulo Machline, o longa está sendo filmado em São Paulo. A cinebiografia aborda a carreira do cantor com ênfase para a história de amor vivida pelo casal, que está junto há 42 anos.

com Bianka Vieira, Bruno B. Soraggi, Karina Matias e Manoella Smith

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.