Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Doria já foi avisado de que não será candidato, diz Paulinho da Força após encontro com Aécio

Deputado afirma que mineiro e Eduardo Leite disseram que prioridade é 'salvar' candidatura de Rodrigo Garcia em SP, prejudicada pela ligação com o ex-governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou ao presidente do Solidariedade, o deputado federal Paulinho da Força (SP), que João Doria (PSDB-SP) já foi avisado que não será candidato a presidente da República.

Os dois estiveram juntos na segunda (18), em uma reunião em que também estava presente o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB-RS).

Paulinho confirmou o teor da conversa à coluna.

Eduardo Leite e João Doria durante as prévias do PSDB, em novembro de 2021 - Ueslei Marcelino - 21.nov.2021/Reuters

"É verdade. Eles me falaram que já avisaram o Doria que ele não será candidato a presidente da República", disse o parlamentar.

Segundo ainda Paulinho, Aécio afirmou que esse era "o único jeito de salvar a candidatura" do tucano Rodrigo Garcia (PSDB-SP) ao governo de São Paulo.

De acordo com o Datafolha, dois em cada três (66%) paulistas com 16 anos ou mais não votariam de jeito nenhum em um candidato ao governo estadual apoiado por João Doria, e apenas 8% optariam com certeza por esse nome. Há ainda 23% que talvez escolhessem um candidato que tivesse o apoio do tucano, e 3% que não opinaram ou responderam de outra forma.

Doria não foi encontrado pela coluna para comentar a revelação de Paulinho da Força.

Em novembro de 2021, o ex-governador de SP venceu as prévias do PSDB para ser indicado candidato à Presidência da República. Desde então, ele vem sendo bombardeado por seus adversários no partido, liderados por Aécio Neves.

O grupo defendia que Eduardo Leite seria um nome mais palatável para a disputa e teria mais chances de vencer as eleições presidenciais.

O ex-governador paulista, no entanto, manteve até agora a candidatura, numa queda de braço com os correligionários que se opõem a ele.

Diante do impasse, até mesmo o presidente do PSDB, Bruno Araújo, tem investido contra Doria, inaugurando um novo discurso: o de que o partido pode abrir mão de ter candidato.

Como a coluna revelou, Araújo afirmou a empresários reunidos pelo grupo Esfera em SP, na semana passada, que o pacto do partido com a terceira via era maior do que as prévias da legenda, vencidas por Doria.

Por esse acordo, Cidadania, União Brasil, MDB e PSDB vão definir um candidato único para disputar a sucessão de Jair Bolsonaro.

Bruno Araújo afirmou que, caso o escolhido não seja Doria, ele teria que abrir mão da candidatura, no que foi lido pelos próprios empresários presentes ao encontro como uma fritura do tucano a céu aberto.

Em outro movimento, Aécio declarou em entrevista a Tales Faria, no UOL, que o comando nacional do partido decidiu priorizar a eleição de Garcia para governador. E para isso o PSDB teria que abrir mão de ter candidato a presidente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

João Doria venceu as prévias para a candidatura presidencial do PSDB em 2021, não em 2011. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.