Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministério da Saúde aprova primeiro remédio contra Covid para ser distribuído no SUS

Anti-inflamatório baricitinibe é indicado para o tratamento em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério da Saúde aprovou o uso do baricitinibe como o primeiro medicamento contra Covid para ser incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo portaria publicada nesta sexta (1º), o remédio, conhecido como Olumiant, é indicado para o tratamento da Covid em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

UTI de hospital de campanha em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo
UTI de hospital de campanha em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo - Rubens Cavallari -15.mar.2021/Folhapress

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já tinha aprovado o uso do baricitinibe contra a doença. O mesmo medicamento também foi recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para pacientes graves de Covid.

O baricitinibe é um anti-inflamatório que já é usado no Brasil e distribuído no SUS para o tratamento de artrite reumatoide. O remédio também é indicado para casos de dermatite atópica.

O Ministério da Saúde está negociando a compra de outros medicamentos como a pílula da Pfizer contra a Covid-19, que será comercializada com o nome de Paxlovid.

com Bianka Vieira, Bruno B. Soraggi, Karina Matias e Manoella Smith

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.