Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministro do STF diz que Bolsonaro não vai 'largar a rapadura' com facilidade

Disputa em torno da prisão de deputado Daniel Silveira reforça ideia de que presidente tentará conturbar processo eleitoral em caso de derrota

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outras cortes superiores dizem que a disputa de Jair Bolsonaro (PL) com o tribunal em torno da prisão do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) mostrou que o presidente não aceitará com tranquilidade uma derrota eleitoral em 2022.

O presidente Jair Boslonaro durante as celebrações do Dia do Exército, em Brasília - Adriano Machado - 19.abr.2022/Reuters

RAPADURA

"Ele deixou claro que não vai largar a rapadura com facilidade", diz um deles, referindo-se à possibilidade de Bolsonaro insistir em colocar em dúvida as urnas eletrônicas —e de jogar parte de seus eleitores contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

BATUTA

O TSE será comandado pelo ministro Alexandre de Moraes, que tem travado os embates mais duros com o bolsonarismo no âmbito do Judiciário.

HISTÓRICO

O processo contra Silveira é mais um caso que opõe o Supremo ao governo Bolsonaro. O mandatário chegou a mobilizar atos golpistas em setembro de 2021 que tiveram a corte como alvo principal.

EM TESE

O indulto individual concedido por Bolsonaro a Silveira é um instrumento que, em tese, livra o deputado da pena de prisão, mas não da inelegibilidade. Ou seja, Silveira continuaria impedido de se candidatar na eleição deste ano.

Também em tese, é um instrumento blindado contra ações do STF. Mas vale repetir: em tese.

Isso porque a iniciativa tomada por Bolsonaro menos de 24 horas depois da condenação de Silveira pelo STF contém dois elementos raríssimos ou inéditos que dificultam qualquer prognóstico sobre seu futuro.

O primeiro é o próprio uso do indulto individual, também chamado de graça, sob o regime da Constituição de 1988. Em geral, os indultos, previstos tanto na Constituição quanto na legislação penal, são coletivos e beneficiam diversos condenados que cumpram requisitos objetivos, como tempo de prisão.

Além disso, o decreto que beneficia Silveira foi emitido antes mesmo do trânsito em julgado, ou seja, antes de terem se esgotado todas as chances de recurso judicial.

A pena decidida só poderá ser cumprida após julgamento de embargos de declaração, recurso que a defesa ainda poderá apresentar.

PLATEIA

O fotógrafo Sebastião Salgado compareceu ao Concerto Amazônia, realizado na Sala São Paulo, na capital paulista, na sexta-feira (22). Suas fotografias foram exibidas em um telão durante a apresentação da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. A líder indígena e pré-candidata a deputada federal pelo PSOL Sonia Guajajara esteve lá. O médico e colunista da Folha Drauzio Varella e sua mulher, a atriz Regina Braga, também assistiram ao concerto.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.