Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus casamento

Número de divórcios no Brasil bate recorde em 2021

Colégio Notarial do Brasil registrou 80 mil separações, o maior número desde o início da série histórica, em 2007

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A quantidade de pessoas que se divorciaram bateu recorde em 2021, segundo um levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade que representa os 8.580 cartórios de notas do país. Foram registradas 80.573 separações —é o maior número desde o início da série histórica, em 2007.

Casal com papéis de divórcio - Fotolia

ASCENSÃO 

Em 2020, foram 77.509 divórcios, o que era até então o recorde de dissoluções de casamentos pela via notarial no Brasil. O crescimento foi de 4%, enquanto a população brasileira vem aumentando a um ritmo bem menor, de 0,7% ano ano.

TÃO PERTO 

Devido à pandemia da Covid-19, a plataforma e-Notariado foi lançada em abril de 2020 para permitir que as separações pudessem ser oficializadas virtualmente. O processo é realizado por videochamada e conduzido por um tabelião.

TÃO DISTANTE 

Na avaliação da entidade, a ferramenta digital pode ter contribuído para o aumento. "Com a migração dos serviços notariais para o meio eletrônico, a facilidade de fazer o ato online, sem a necessidade de se deslocar, se tornou um diferencial", afirma a presidente do conselho federal do CNB, Giselle Oliveira de Barros.

IN LOCO 

O Distrito Federal teve o maior aumento de separações em 2021, comparado com o ano anterior —os números saltaram 40%, de 1.854 para 2.583. Em seguida estiveram os estados do Amapá (33%), Acre (27%), Pernambuco (26%) e Roraima (19%).

IN LOCO 2 

Em números absolutos, São Paulo foi o estado líder: registrou 17.701 divórcios. Na sequência ficaram Paraná (9.501), Minas Gerais (8.025), Rio Grande do Sul (6.343) e Rio de Janeiro (6.039). Já o Amapá registrou a menor quantidade: foram cem separações no ano passado.

LUPA 

Os dados são da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), plataforma de dados administrada pelo CNB.


CORTINA ABERTA

A atriz Denise Fraga compareceu à pré-estreia da peça "Morte e Vida Severina", na sexta-feira (15), no teatro Tuca, em São Paulo. O espetáculo é protagonizado pelo ator Dudu Galvão. A atriz e apresentadora Marília Gabriela e o filho Theodoro Cochrane também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e ANA LUIZA ALBUQUERQUE

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.