Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pompidou recebe mostra do argentino León Ferrari

Exposição no museu francês será inaugurada em 20 de abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Centro Pompidou, em Paris, vai receber uma mostra do artista argentino León Ferrari (1920 - 2013) a partir de 20 de abril. O seu trabalho ficou reconhecido devido ao alto teor provocativo de suas obras, que criticavam duramente a Igreja e o Exército, em especial durante a ditadura militar em seu país.

O artista plástico argentino León Ferrari - Folhapress

A exposição fica em cartaz até 29 de agosto.

A obra de León inclui instalações, colagens, esculturas e algumas pinturas. Uma das mais famosas é "La Civilización Occidental y Cristiana", que representava Cristo amarrado a uma maquete de um avião de bombardeio americano.

Em 2005, o trabalho polêmico integrou uma retrospectiva do artista no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, que causou a fúria do então cardeal Jorge Bergoglio, hoje papa Francisco. A exposição chegou a ser invadida, e alguns objetos foram quebrados.

León exilou-se no Brasil por 15 anos, de 1976 a 1991, após ter um filho desaparecido na ditadura da Argentina. Durante esse período, ele trabalhou com videotexto, heliografias e instrumentos musicais. O artista também ganhou o Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2007.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.