Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Aras parte para cima de colega do MPF durante sessão de conselho; veja vídeo

PGR bateu boca com o conselheiro Nivio de Freitas Silva Filho nesta terça-feira (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O procurador-geral da República, Augusto Aras, bateu boca e partiu para cima de um colega durante sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) nesta terça-feira (24).

O conflito interrompeu uma votação de candidatos para as sete câmaras de coordenação e revisão do MPF. Ao todo, 27 subprocuradores-gerais da República apresentaram seus nomes para liderar as câmaras temáticas no biênio entre 2022 e 2024.

Um tumulto verbal entre conselheiros antecedeu o embate, ocorrido entre Aras e o conselheiro Nivio de Freitas Silva Filho.

A imagem mostra uma tela de computador em uma videoconferênica; do lado esquerdo está Aras, que veste um terno preto e gravata laranja. Ele está sentando, e faz um movimento brusco para levantar da cadeira; ao lado direito, está um homem careca, com óculos e terno preto. Ele observa a situação
O procurador-geral da República, Augusto Aras, levanta para bater boca durante sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal nesta terça-feira (24) - Reprodução

Com o dedo em riste e em direção a Freitas, Aras começou a pedir respeito entre os conselheiros. "Eu só não posso admitir aqui essa bagunça que o colega...", disse o PGR, que preside o colegiado, antes de tentar retomar a votação.

"Não. Bagunça... Vossa excelência também interferiu quando o colega estava falando. Então se vossa excelência quer respeito, me respeite também", respondeu o conselheiro Nivio de Freitas Silva Filho.

"Vossa excelência não é digno de respeito", rebateu Aras. O bate-boca se intensificou.

Aras, então, levantou-se da cadeira e partiu em direção a Freitas. Outros colegas deixaram seus lugares, às pressas, para impedir o confronto físico (veja, abaixo, o momento da briga).

A sessão estava sendo transmitida pela internet e foi interrompida logo em seguida.

Cerca de dez minutos antes da confusão, Nivio de Freitas já tinha expressado contrariedade ao ser interrompido por Aras enquanto declarava seu voto em uma candidata. O PGR não deixou o conselheiro terminar de falar um dos nomes que havia escolhido.

Procurado, Nivio de Freitas não quis comentar o episódio. A PGR não respondeu.

O Conselho Superior, presidido por Aras e composto por outros dez subprocuradores-gerais, é a instância máxima de deliberação dentro do MPF.

Em 2020, Nivio de Freitas Silva Filho se opôs publicamente a Aras ao assinar uma carta aberta em que criticava suas declarações sobre a atuação das forças-tarefas da Operação Lava Jato.

"As palavras do procurador-geral da República pavimentam trilha diversa e adversa, uma vez que alimentam suspeitas e dúvidas na atuação do MPF", dizia o documento, assinado por outros integrantes do CSMPF.

A carta aberta ainda afirmava que um Ministério Público "desacreditado, instável e enfraquecido" atendia aos interesses daqueles que se posicionam à margem da lei.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.