Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Auxílio Brasil

Bolsonaro herdou votos de Moro, mas parou de subir entre os mais pobres, mostra Ipespe

Presidente saltou de 18% para 25% logo depois da retirada da candidatura do ex-juiz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos mostra que, ao contrário do que se imaginava com o pagamento do Auxílio Brasil, Jair Bolsonaro não tem conseguido capturar em massa os eleitores de menor renda que dizem votar em Lula para presidente.

O presidente Jair Bolsonaro (PL)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) - Adriano Machado -4.mai.2022/Reuters

SALTO

O histórico da sondagem do Ipespe nesse segmento indica que o presidente deu um salto entre eleitores de baixa renda por herdar votos de Sergio Moro —e, depois disso, estacionou. Lula conseguiu permanecer com a preferência da metade do grupo.

SALTO 2

No fim de março, Bolsonaro tinha 18% entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, contra 8% de Moro. Lula chegava a 54%. Na pesquisa seguinte, no começo de abril, já sem Moro, o presidente saltou sete pontos, para 25% —na movimentação mais significativa até agora nessa faixa do eleitorado. O petista oscilou para 52%.

SALTO 3

A margem de erro em uma subamostra de pesquisa pode ser maior do que a da sondagem completa —mas a tendência de crescimento se mostrou evidente.

SALTO 4

"Bolsonaro cresceu não por efeito do Auxílio Brasil, mas pela saída de Moro", diz o cientista político Antonio Lavareda, do Ipespe.

NA MESMA

No fim de abril, Bolsonaro permaneceu praticamente estável entre eleitores de baixa renda, oscilando um ponto —e cravando 26% da preferência. Lula oscilou para 50%.

NA MESMA 2

Já na primeira pesquisa de maio, divulgada na sexta (6), a curva estacionou e os dois permaneceram exatamente com os mesmos percentuais no grupo de baixa renda: Bolsonaro manteve os 26%, e Lula, os mesmos 50% da preferência alcançada na pesquisa anterior.

NA MESMA 3

No conjunto do eleitorado, Lula tem 44%, contra 31% de Bolsonaro.


CLIQUE

Gilberto Gil, Alinne Moraes e Gisele Bündchen são algumas das personalidades brasileiras fotografadas por Aderi Costa para o livro "Cais" (editora ArteEnsaio), que será lançado em São Paulo na próxima quarta-feira (11), na Livraria da Travessa.

As quase 300 páginas da obra ainda reúnem fotos em preto e branco de nomes como Ruth de Souza, Vera Fischer, Isis Valverde, Claudia Ohana, Gloria Maria e Hermeto Pascoal. Produzido entre 2018 e 2019 na região do Cais do Porto, no Rio de Janeiro, o volume teve seu lançamento adiado por causa da pandemia de Covid-19.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.