Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Cármen Lúcia decide que governo forneça dados sobre Fernando Holiday em 'dossiê antifascista'

Defesa do parlamentar ingressou com um habeas data

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia decidiu que o Ministério da Justiça deve fornecer ao vereador de São Paulo Fernando Holiday (Novo) as informações sobre ele que estão no relatório produzido pelo governo sobre a atuação de grupos identificados como antifascistas.

O vereador Fernando Holiday (Novo), que acusa ex-colega de participar de esquema com emendas - Keiny Andrade/UOL

A defesa de Holiday ingressou com um habeas data —instrumento jurídico que tem como objetivo assegurar a um cidadão acesso a dados e informações pessoais sob a guarda do Estado.

Ele foi usado por perseguidos políticos pela ditadura militar (1964-1985) a fim de obter, após a redemocratização, as informações produzidas sobre eles durante o regime.

O caso dos dossiês contra antifascistas foi revelado pelo UOL em 2020. A pasta, então chefiada pelo hoje ministro do STF André Mendonça, deflagrou uma ação sigilosa para monitorar um grupo de 579 servidores federais e estaduais da área de segurança identificados como participantes de um "movimento antifascista".

A produção de um dossiê com nomes, endereços em redes sociais e, em alguns casos, fotografias coube à Secretaria de Operações Integradas (Seopi), uma das cinco secretarias subordinadas ao então ministro André Mendonça.

Em sua decisão, Cármen Lúcia afirma que a "gravidade do quadro descrito nos autos e a sensibilidade da matéria estão evidenciados" garantem a Holiday o direito à informação.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.