Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cartórios em SP registram índice recorde de mães solos no início de 2022

Primeiros meses do ano tiveram a maior porcentagem de registros sem o nome do pai desde 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O estado de São Paulo registrou nos quatro primeiros meses de 2022 a maior porcentagem, desde 2018, de crianças que não tiveram o nome do pai incluído em suas certidões de nascimento, em comparação ao mesmo período dos quatro anos anteriores. Os dados são dos Cartórios de Registro Civil de SP.

0
Recém-nascido no berçário do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo - Lalo de Almeida - 27.mai.2019/Folhapress

LACUNA

Ao todo, 10.065 crianças foram registradas somente com o nome materno —ou 5,57% dos 180.729 nascimentos contabilizados até então.

SOLO

A alta chama ainda mais atenção se for levado em consideração que 2022 teve o menor número de nascimentos no período. Comparado aos quatro primeiros meses de 2018, quando nasceram 216.646 crianças e 4,83% delas receberam somente o nome materno nos registros, houve aumento proporcional de 0,74% no número de mães solo.

AUSENTES

Os dados estão disponíveis no módulo "Pais Ausentes" do Portal da Transparência do Registro Civil, lançado em março de 2022. O site integra a plataforma nacional administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.


SOM

A cantora Xênia França, que prepara o lançamento de seu novo single, "Renascer" - /Divulgação

A cantora Xênia França lança na próxima quinta (12) seu novo single, "Renascer", do qual é autora da letra e da canção. A produção foi feita em parceria com Pipo Pegoraro e Lourenço Rebetez, que também assinam a concepção do álbum "Em Nome da Estrela". Previsto para 3 de junho, o trabalho é patrocinado pelo progra-ma Petrobras Cultural e será lançado cinco anos após "Xenia", disco de estreia que recebeu duas indicações ao Grammy Latino de 2018. A distribuição é da Altafonte.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.