Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Comissão Arns elogiou Cármen Lúcia por voto contra 'dossiês antifascistas'

STF formou maioria para declarar ilegal a produção de relatórios sobre opositores do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro e presidente da Comissão Arns, José Carlos Dias, e o advogado Luiz Armando Badin encaminharam um ofício ao STF (Supremo Tribunal Federal) enaltecendo o voto da ministra Cármen Lúcia pela inconstitucionalidade da produção de dossiês contra antifascistas. Nesta sexta (13), a corte formou maioria para declarar ilegal a produção de relatórios contra opositores do governo Jair Bolsonaro.

A ministra Cármen Lúcia durante sessão do STF, em Brasília - Pedro Ladeira - 7.nov.2019/Folhapress

ARQUIVO

A existência da prática pelo Ministério da Justiça contra opositores foi revelada em 2020 pelo UOL. No documento enviado pela comissão antes de a corte formar maioria, Dias e Badin diziam esperar que o voto de Cármen Lúcia fosse referendado pelos demais ministros.

EXEMPLO

"Com a clareza exigida pelo momento histórico, ele [o voto] reprovou a elaboração e difusão do assim chamado 'dossiê antifascista', reforçando que a atividade de inteligência só pode ser exercida para realizar o interesse público, dentro dos limites da Constituição democrática", dizia o ofício da Comissão Arns.

TRIBUTO

O cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolita-no de São Paulo, e a atriz Tuna Dwek compareceram ao lançamento do documentário "O Rabino na Catedral", que retrata a vida do rabino Henry Sobel, morto em 2019. O evento foi realizado na Congregação Israelita Paulista (CIP), em São Paulo, na quarta-feira (11). O rabino Ruben Sternschein também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.