Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu câncer

Cremesp vai investigar ranking de produtos de Cannabis associado a fundador do Dr. Consulta

Plataforma foi registrada em nome do urologista Cesar Camara, que nega vínculo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) vai abrir uma sindicância para investigar um site que divulga um ranking de produtos à base de Cannabis medicinal, que têm uso controlado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O domínio está registrado em nome do urologista Cesar Camara, um dos fundadores do Dr. Consulta.

OLHO VIVO

Camara também é CEO da empresa Biocase, que fabrica produtos com CBD (canabidiol, substância terapêutica derivada da planta, sem efeito psicoativo). Um dos óleos feitos pela fábrica aparece em primeiro lugar em uma das listas da plataforma que será investigada, intitulada "Lista Verde".

GUICHÊ 

Na aba "quem somos", o site diz que "procura classificar os inúmeros produtos disponíveis no mercado brasileiro" —mas não menciona Camara. O site afirma ainda que a nota atribuída aos produtos "é definida a partir da disponibilização de informações no website dos fabricantes".

SILÊNCIO

O diretor da BRCANN, associação das indústrias de canabinoides, Tarso Araújo, diz que associados já se queixaram do site por ele exibir produtos sem autorização dos fabricantes. Ele afirma que o ranking "claramente é uma propaganda enganosa". "A promoção indevida de produtos de canabidiol é hoje o tipo de infração regulatória mais comum do mercado e a gente tem feito um trabalho de conscientização dessas normas para evitar esse tipo de conduta", segue ele.

LUPA 

A coluna procurou o CFM (Conselho Federal de Medicina), o Cremesp e a Anvisa entre os dias 10 e 11 de maio. O CFM disse que "se abstém de comentar casos concretos" e a Anvisa afirmou que o caso foi enviado para análise.

AQUI NÃO 

Camara diz que fez o registro do site em seu nome a pedido de uma mulher que conheceu em um curso, e nega que seja dono dele. Ele afirma ainda que a sindicância será mais uma oportunidade de divulgar e explicar a medicina com uso de canabinoides no Brasil, mas que o "Lista Verde" "é um site importante porque ranqueia de forma bastante coerente e tira muito produto supostamente TOP do pedestal".

AQUI NÃO 2

O site foi criado em seu nome em 2019, mas o registro foi alterado para Edelma Martins em 10 de maio deste ano —data em que a coluna procurou os órgãos para esclarecimentos.

DE TODOS

O médico Roberto Kalil
O médico Roberto Kalil - Karime Xavier/Folhapress

Presidente do conselho diretor do Incor (Instituto do Coração), o cardiologista Roberto Kalil Filho afirma que o SUS (Sistema Único de Saúde) foi um "dos grandes heróis" do Brasil na pandemia, ao lado da vacina contra a Covid. O médico, porém, lamenta que o sistema não receba a atenção que merece de todos os "governos nas últimas décadas".

Kalil diz que tem interesse em ter uma participação política mais ativa no futuro. "Lá para os 80 anos, eu vou ser candidato a alguma coisa", revela. "No momento, o meu mandato são os meus pacientes", diz.

O médico é também diretor-geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e apresenta o programa CNN Sinais Vitais, que está na segunda temporada na CNN Brasil

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.