Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Cursos antirracistas serão obrigatórios para empresas de segurança no CNJ

Presidente do órgão, Luiz Fux assina na terça (10) acordo com a Universidade Zumbi dos Palmares para oferta de aulas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luiz Fux, e o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, celebram nesta terça-feira (10) um termo de cooperação para a oferta de cursos sobre enfrentamento ao racismo voltados a seguranças do órgão.

O presidente do CNJ, Luiz Fux, durante sessão ordinária do órgão - Luiz Silveira - 31.ago.2021/Agência CNJ

As aulas, obrigatórias, serão destinadas a funcionários de empresas de segurança privada e patrimonial destacados para atuar no CNJ. Com carga horária mínima de dez horas, elas também passarão por temas como o respeito aos direitos humanos e à igualdade racial.

A obrigatoriedade da capacitação foi instituída na semana passada, por meio de uma portaria assinada por Fux. De acordo com o texto da norma, "é dever de todos combater o racismo estrutural e a intolerância racial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, solidária e sustentável".

Jose Vicente (reitor e diretor da Faculdade Zumbi dos Palmares) em coquetel da 17ª edição do Troféu Raça Negra 2019, na Sala São Paulo
José Vicente, reitor e diretor da Faculdade Zumbi dos Palmares, em coquetel da 17ª edição do Troféu Raça Negra 2019, na Sala São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

"Essa medida, que exige qualificação contra o racismo dos funcionários de empresas de segurança, é de suma importância para acabar com esse tipo de discriminação que exclui, desiguala e impede que os negros possam exercer seus direitos como cidadãos e ter garantida a proteção à sua dignidade humana", afirma o reitor da Palmares, José Vicente.

O acordo entre o CNJ e a universidade será assinado na sede do órgão, em Brasília.


HONRARIA

A pedagoga Silvia Maria compareceu ao coquetel do fundo holandês Prince Claus que homenageou a escritora e colunista da Folha Djamila Ribeiro, realizado na semana passada, em São Paulo.
A instituição concedeu um prêmio homônimo a Ribeiro por considerá-la uma das líderes mais influentes do feminismo negro no Brasil.

O deputado e pré-candidato do PSB ao Governo do RJ, Marcelo Freixo, e a roteirista Antonia Pellegrino
participaram. O embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen, e a cônsul dos Países Baixos
em SP, Henriëtte Bersee, também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.