Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado diz que vai 'colocar cabresto' na boca de Monica Seixas durante sessão da Alesp

Deputada do PSOL irá denunciar colega; episódio ocorre um dia após outra confusão envolvendo a parlamentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada estadual Monica Seixas (PSOL) vai denunciar o deputado Wellington Santos (Republicanos) à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por ele ter dito que "vai sempre colocar um cabresto" na boca dela.

O bate-boca ocorreu durante sessão da Casa na quarta-feira (18), após Wellington Santos afirmar que a parlamentar importuna o plenário.

A deputada estadual Monica Seixas (PSOL), em São Paulo - Ronny Santos - 16.dez.2021/Folhapress

"Quero dizer a ela [Monica Seixas] que ontem, num momento que eu estava presidindo a sessão, ela estava importunando o plenário [...] é o que vossa excelência faz. Sempre. Várias vezes. Mas num momento que eu estiver ali [presidindo a sessão], eu vou sempre colocar um cabresto na sua boca porque não vou permitir que vossa excelência perturbe a ordem", disse ele.

Os dois discutiram, e Monica Seixas retrucou: "Não vai calar a minha boca". O deputado manteve seu posicionamento: "Eu vou, todas as vezes [que presidir a sessão]" (veja o vídeo abaixo).

Segundo a equipe da parlamentar, também será registrado um boletim de ocorrência sobre o caso. Procurado, Wellington Souza disse que não irá se manifestar sobre o episódio.

O caso ocorre um dia após outra confusão que também envolveu Monica Seixas. Na terça (17), segundo a parlamentar, o deputado Gilmaci Santos (Republicanos) a chamou de louca e chegou a colocar o dedo no nariz dela durante a votação para a cassação do ex-deputado Arthur do Val (União Brasil).

No ano passado, Monica Seixas ficou afastada por 120 dias da Alesp para cuidar de sua saúde mental. "Meu adoecimento é político", disse ela à Folha, em sua primeira entrevista após retornar à Assembleia.

Ela é a titular de um mandato coletivo chamado Bancada Ativista, e vai buscar a reeleição na Alesp novamente. No sábado (22), será lançada virtualmente a Campanha Pretas, da qual é porta-voz e que reúne outras seis lideranças femininas: Ana Laura Cardoso, Karina Correia, Leticia Siqueira das Chagas, Najara Costa, Rose Soares e Poliana Nascimento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.