Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado pede que Rodrigo Garcia libere estações de metrô para abrigar população de rua no frio

Emidio de Souza (PT) solicita que iniciativa seja transformada em política pública permanente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp (Assembleia Legislativa de SP), deputado Emidio de Souza (PT), solicitou ao governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), que transforme em política pública permanente, no inverno, a liberação de estações de metrô para pessoas em situação de rua.

O pedido foi feito pelo deputado por meio de ofício, em decorrência da chegada do frio nesta semana.

Nesta terça (17), o governo estadual anunciou o serviço de acolhimento na estação Pedro 2º do metrô, na linha 3-vermelha do metrô. O local será preparado para receber cem pessoas e servirá jantar.

0
Homens e mulheres dormem diante do Pateo do Collegio, marco da fundação da cidade de São Paulo, na capital - Marlene Bergamo - 21.jun.2019/Folhapress

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros devem registrar mínima de 6ºC nesta quarta-feira (18). A baixa temperatura somada aos ventos farão com que a sensação térmica atinja 0ºC em São Paulo.

"A crise econômica e social tem cada vez mais empurrado as pessoas para as ruas das cidades brasileiras. O aumento da população sem-teto é perceptível. A abertura das estações do metrô é um pequeno alento para quem já vive uma vida degradante, agravada pelo frio intenso desta temporada", afirma o parlamentar.

Em julho do ano passado, a estação Pedro 2º foi adaptada pelo Governo de São Paulo para receber cerca de 400 pessoas em situação de rua e protegê-las do frio intenso. A ação também é lembrada pelo deputado em ofício.

Emidio de Souza ainda pede a Garcia, ao transformar a iniciativa em política pública, destine verba e infraestrutura para a ação.

"Que o metrô de São Paulo, a exemplo de outros sistemas metroviários do mundo, possa abrigar a população sem-teto sempre que se fizer necessário, todos os anos durante o inverno. Esta não deve ser uma providência de caráter emergencial, apenas", afirma o petista.

O número de pessoas que vivem nas ruas de São Paulo cresceu 31% durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), havia 31.884 pessoas sem-teto na cidade — 7.540 a mais do que o registrado em 2019, quando eram 24.344 nessa situação.

Em relação a 2015, quando havia 15.905 moradores de rua, o número dobrou.

PALCO

A cantora Iza recebeu a humorista Dani Calabresa no camarim do Nômade Festival, que ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo, no sábado (15). A estilista Helô Rocha foi curtir o evento, que teve também apresentação da cantora Majur.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.