Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Doria decidiu abandonar campanha depois de elogio de Rodrigo Garcia a Simone Tebet

Governador de SP elogiou a senadora e disse que ela poderia ser a candidata da terceira via

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão de João Doria (PSDB) de recuar da candidatura a presidente da República foi consolidada depois de uma entrevista em que o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é "uma grande mulher" que poderia "representar" a terceira via como candidata de consenso.

O então governador de SP, João Doria, e seu então vice, Rodrigo Garcia, durante entrevista à imprensa na sede do PSDB, na capital - Zanone Fraissat - 29.nov.2021/Folhapress

RECADO DIRETO

A fala de Garcia fez Doria ter clareza do que outras lideranças já vinham dizendo: o governador de São Paulo não estava empenhado na manutenção de sua candidatura presidencial. E, sem o apoio sólido de São Paulo, a chance de ele vencer uma disputa interna no PSDB era nula.

PONTO FINAL

De acordo com um interlocutor de Doria, a "ficha" dele já vinha "caindo". A entrevista de Garcia, concedida ao jornalista Pedro Venceslau, do jornal O Estado de S. Paulo, foi a pá de cal em qualquer esperança que o ex-governador ainda alimentava em relação ao apoio paulista.

O ex-governador João Doria (PSDB) abraça a esposa, Bia Doria, após discurso em que anunciou a retirada de sua pré-candidatura à Presidência, em São Paulo - Carla Carniel - 23.mai.2022/Reuters

PONTO 2

"Doria já sabia", diz o mesmo interlocutor. "Mas não esperava esse abandono explícito", segue.

ENSAIO

Depois da entrevista, Doria passou a falar com algumas pessoas sobre a possibilidade de renunciar à candidatura. E passou a dizer que não valeria gastar energia em uma disputa em que sua derrota já estava anunciada.

CONSULTA

Ele fez ainda algumas consultas internas na legenda, e enfim decidiu pela retirada.

SOBREMESA

Antes de divulgar amplamente a decisão, o ex-governador jantou com Rodrigo Garcia, no domingo (22). De acordo com relatos, a conversa foi tranquila.

COMBO

Leandro Hassum e Cacau Protásio protagonizam "Família Paraíso", no Multishow
Leandro Hassum e Cacau Protásio protagonizam "Família Paraíso", no Multishow - Carolina Demper/Divulgação Multishow

Os atores Leandro Hassum e Cacau Protásio são Leleco e Shirley no novo humorístico "Família Paraíso", que o Multishow estreia na próxima segunda (30). Na série, eles são funcionários de uma casa de repouso. "Às vezes, as pessoas deixam os idosos numa casa como essas e parece que eles só precisam de uma maca e de remédio. E não! Eles precisam de atividades, eventos, carinho e amor também", diz a atriz.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.