Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu casamento

Lista VIP de casamento de Lula tem família numerosa e seguranças

Funcionários foram dispensados do trabalho para poder ir à festa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A lista de casamento do ex-presidente Lula (PT), 76, com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, 56, não para de crescer. A festa está marcada para o dia 18. Se a ideia inicial do casal era fazer uma cerimônia bem restrita, convidando apenas familiares e amigos que os dois têm em comum, a dificuldade de abrigar todas as pessoas muito próximas do petista exigiu um pouco mais de flexibilidade.

Janja e Lula durante encontro com jovens da comunidade de Heliópolis, em São Paulo - Bruno Santos - 21.abr.2022/Folhapress

A LISTA DE LULA

De cem nomes há algumas semanas, a lista já chega a quase 150 convidados —com chance de crescer.

LISTA 2

Mas as dificuldades de Lula ainda são grandes. Aos 76 anos, ele fez centenas de amigos ao longo da vida e de uma jornada política intensa.

EM CASA

Apenas a família dele terá cerca de 30 pessoas na festa –e isso porque somente os cinco filhos, com noras e genros, os oito netos, os irmãos e os cunhados foram chamados.

TURMA GRANDE

Os sobrinhos tiveram que ficar de fora, por absoluta incapacidade de disparar convites a todos em um formato de cerimônia restrita: Lula teve sete irmãos e tem dezenas de sobrinhos. Escolher quais dentre eles compareceriam à celebração criaria uma saia justa desnecessária.

OS NOSSOS

Um dos critérios do casal foi incluir na lista pessoas que são consideradas igualmente amigas de Lula e de Janja. Chico Buarque e sua mulher, Carol Proner, por exemplo, foram convidados. Gilberto Gil e Flora Gil também, bem como Daniela Mercury e Malu Verçosa.

DE LONGE

Velhos amigos de Lula, como o advogado Roberto Teixeira e o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho, estão na apertada lista.

DE LONGE 2

O casal de advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que defendem Lula, foram chamados. Na cerimônia estarão também o advogado Marco Aurélio de Carvalho e sua mulher, Alessandra, e o advogado Augusto de Arruda Botelho e a mulher, a médica Ana Cláudia Michels.

PONTO A PONTO

Políticos que têm relação com a família, ou que estão bem próximos do petista nessa fase da vida, foram incluídos. Entre eles estão a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-governador do Piauí Wellington Dias, o senador Jaques Wagner, os deputados federais Rui Falcão e Alexandre Padilha, que é médico da família, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e sua mulher, Ana Estela, o deputado estadual Emídio de Souza e sua mulher, Gabriela Araújo, e Aloizio Mercadante. Geraldo Alckmin e a ex-primeira-dama de São Paulo, Lu Alckmin, também receberam convites.

AO LADO

Janja fez questão de incluir na lista funcionários que trabalham com o ex-presidente.

AO LADO 2

Seguranças que convivem diariamente com o casal foram dispensados do trabalho e devem comparecer como convidados.

SETE CHAVES

Nenhum dos convidados, nem mesmo os mais íntimos de Lula, sabe onde será a festa.

MAKE UP

O horário só está sendo revelado agora —será às 19 horas. E mesmo assim, o segredo só foi quebrado por insistência de convidadas que queriam saber que roupa vestir e que maquiagem usar –se para o dia, mais suave, ou para uma festa noturna. Segundo uma delas, as mulheres precisavam da informação também para marcar horário no cabeleireiro.

COMO REZA

Lula e Janja vão se arrumar em lugares separados, seguindo a tradição de cerimônias de casamentos católicos. Ela subirá ao altar usando um vestido da estilista Helô Rocha.

SUPRESA

A benção deve ser dada por dom Angélico Sândalo Bernardino, que conhece Lula desde os anos 1970.

CAVALETE

O artista grego Tolis Tatolas recebeu convidados para uma visita guiada na sua exposição individual, "SP Urbanogram". A mostra está em cartaz no Museu de Arte Brasileira da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. A designer e arquiteta Patricia Anastassiadis esteve presente. O diretor da Abed (Associação Brasileira de Estudos de Defesa), Stavros Xanthopoylos, também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

O ex-presidente Lula (PT) não foi padrinho de batismo da advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, mas de casamento. Além disso, o petista tem 76 anos, não 74. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.