Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Militar indicado pelo TSE para comissão e vetado por Braga Netto é especialista em software

Cotado para ser candidato a vice de Bolsonaro, ex-ministro da defesa escolheu um general para a missão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O nome do contra-almirante Marcelo Gurgel de Souza, indicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar da Comissão de Transparência Eleitoral chegou a obter o aval do comando da Marinha para a missão. Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, e em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de mestre em engenharia de software pelo Instituto Militar de Engenharia, ele têm experiência e boas referências na corte.

VETO

Quando a indicação chegou ao então ministro da Defesa, general Braga Netto, no entanto, tudo mudou. E a indicação foi ignorada.

O ministro Braga Netto e Jair Bolsonaro, em Brasília - Adriano Machado - 22.jul.2021/Reuters

MINHA GENTE

Braga Netto indicou no lugar o general do Exército Heber Portella, da área de defesa cibernética. A guinada causou estranhamento no tribunal: as urnas eletrônicas não trabalham em rede e não podem ser alvo de ataques virtuais.

CURIOSIDADE

Na sequência, as Forças Armadas passaram a fazer questionamentos ao sistema de votação.

Várias urnas lado a lado, uma delas emitindo uma zerésima, extrato que mostra que não há votos no equipamentos, que é segurada por uma mão branca
TSE apresenta as novas urnas eletrônicas, que devem ser usadas a partir das eleições de 2022 - Abdias Pinheiro/TSE

CASO ÚNICO

A Defesa foi o único órgão convidado pelo TSE que não aceitou a indicação da corte. Os nomes sugeridos para representar o Congresso, o Tribunal de Contas, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal foram todos endossados por suas respectivas instituições.

EM CASA

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), participou na quarta-feira (18) de um jantar com personalidades do mundo jurídico, realizado na capital paulista. O evento teve como anfitriões o secretário da Justiça e Cidadania de SP, Fernando José da Costa, e sua mulher, Cristiane da Costa, que receberam os convidados em sua residência. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.