Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministros do STJ defendem reação à demora de Bolsonaro em escolher ministros da corte

Presidente sinaliza que pode protelar a decisão para dar tempo de Kassio Nunes, do STF, digerir derrota sofrida na eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já discutem como reagir à eventual demora de Jair Bolsonaro (PL) para escolher magistrados para duas vagas que estão abertas na corte. O presidente tem que definir os nomes a partir de uma lista quádrupla que foi eleita pelo próprio tribunal. Mas já sinalizou que pode protelar a decisão.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Planalto, em Brasília - Adriano Machado - 4.mai.2022/Reuters

O PERDEDOR

A possibilidade de demora causou incômodo na corte. A justificativa de Bolsonaro seria dar tempo ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes de digerir a derrota que sofreu na eleição do STJ. O candidato dele, o desembargador Carlos Brandão, teve poucos votos e ficou fora da lista enviada ao presidente.

AMPULHETA

Magistrados do STF defendem que o STJ paralise toda e qualquer eleição de listas para o preenchimento de vagas em outros tribunais, que são enviadas a Bolsonaro para que ele faça a escolha final.

CANETA VAZIA

Com isso, o presidente deixaria de escolher, por exemplo, 18 desembargadores do recém-criado Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em Minas Gerais.

CANETA 2

Não poderá também indicar mais um ministro do STJ, em vaga que deve surgir no segundo semestre, com a aposentadoria de um dos magistrados que estão na corte atualmente.

PALCO

A cantora Iza recebeu a humorista Dani Calabresa no camarim do Nômade Festival, que ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo, no sábado (15). A estilista Helô Rocha foi curtir o evento, que teve também apresentação da cantora Majur.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.