Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu petrobras machismo

Novo ministro de Minas e Energia, Sachsida já disse que mulher ganha menos por engravidar

Em vídeo em seu canal no YouTube, economista afirmou também que alemães, italianos e japoneses foram mais 'maltratados' no Brasil nos últimos anos do que os negros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trechos de discursos machistas do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, têm circulado nas redes sociais. Em um deles, o economista afirma que muito do que é chamado de discriminação no mercado de trabalho, na verdade, ele define como "comportamento racional" dos empresários porque mulher engravida e "falta mais para ir ao médico" do que os homens.

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida - Adriano Machado/Reuters

"É simplesmente o comportamento racional do empresário [...] o custo de oportunidade da mulher é mais alto, porque ela é mais eficiente fora do mercado. Se o casal tiver um filho provavelmente é a mulher que vai cuidar do filho. Aí você vai dizer para mim: 'Adolfo, mas o homem fica bêbado mais que a mulher? Fica. Então menos para o homem neste ponto. Mas também quem vai mais ao médico é a mulher, então, ela vai faltar mais para ir ao médico. O empresário está fazendo essas contas", diz.

No mesmo vídeo, ao explicar o que significa o termo a priori, Sachsida diz que quando você bate o olho numa mulher e a vê "com um bustiezinho, uma calça colada, você fala assim: 'pô, essa mulher deve ser solteira'". "Pode me chamar de machista à vontade", continua ele.

Em outro trecho, ele afirma que a licença maternidade de seis meses é algo "criminoso contra a mulher". "Você dar uma licença maternidade de 6 meses para a mulher é mais ou menos como você chegar para um empresário e falar: 'Não promova mulher porque, se ela engravidar, ela vai ficar seis meses fora da empresa'."

"Cara, você consegue imaginar uma empresa ficar seis meses sem o seu gerente? Não tem jeito. Quando eu fui contra essa ideia de dar licença maternidade de seis meses, o pessoal me xingou. Não é nada disso, é que eu me preocupo com as mulheres", completa.

No vídeo —nomeado como "Aprenda Economia com o Sachsida: Aula 7" e publicado há seis anos em seu canal no YouTube— o novo ministro aponta também que um dos motivos para a desigualdade salarial entre os gêneros é que os homens topam jornadas de trabalho mais extensas do que as mulheres.

"Você conversa com seus amigos e suas amigas e pergunta: 'Quem de vocês topa trabalhar 12 horas por dia durante 15 anos para daqui 15 anos ser o chefe ganhando mais?' Você vai ver que uma proporção maior de homens topa isso. Talvez seja fator cultural, social, não sei", diz.

"Você vai ver que uma magnitude expressiva de mulheres prefere uma jornada menor. Ou porque precisa ficar com os filhos ou porque ela pretende ficar mais com a família ou porque ela acha que a regra de sustentação é do homem. Eu não sei a explicação, eu sei do resultado", afirma.

Sachsida diz ainda que é contra as cotas raciais e que alemães, italianos e japoneses foram mais "maltratados" no Brasil nos últimos anos do que os negros.

"É difícil argumentar que 200 anos depois do final da escravidão exista uma dívida histórica [com os negros]", afirmou. "Se tem algo que o Brasil pode ensinar para o mundo é a maneira como as raças interagem. Olha a minha cor aqui ó [ele mostra o braço], eu sou branco, eu sou negro. A minha irmã é mais escura do que eu. Ela é branca, ela é negra", diz.

Procurado pela coluna, o Ministério de Minas e Energia não se manifestou até a conclusão deste texto.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou Sachsida como novo ministro de Minas e Energia, no lugar do almirante Bento Albuquerque, que foi exonerado a pedido, segundo consta na edição do Diário Oficial da União de quarta (11).

A substituição ocorre após mais uma queda de braço entre o presidente e Bento pelo controle de preços de combustíveis da Petrobras. A estatal anunciou na segunda-feira um reajuste de 8,87% do diesel, o que irritou Bolsonaro, segundo relatos de assessores, e deflagrou nova onda de pressões sobre o governo para o lançamento de medidas para conter o preço dos combustíveis em a no eleitoral.

Em sua primeira declaração após a nomeação para o cargo, o novo ministro de Minas e Energia afirmou que vai solicitar o início dos estudos para a privatização da Petrobras. "Como parte do meu primeiro ato, solicito também o início dos estudos tendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras", disse.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.