Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Procuradora-Geral do Estado de SP recebe a Medalha do Mérito Cívico Afro Brasileiro

Honraria foi concedida a Inês dos Santos Coimbra pela Zumbi dos Palmares nesta sexta (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primeira pessoa negra a comandar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) paulista nos quase 75 anos de existência da instituição, Inês dos Santos Coimbra recebeu nesta sexta-feira (13) a Medalha do Mérito Cívico Afro Brasileiro, na Universidade Zumbi dos Palmares.

A honraria foi concedida durante cerimônia reflexiva sobre os 134 anos da abolição da escravatura no Brasil.

A Procuradora-Geral do Estado de SP, Inês dos Santos Coimbra, discursa na Universidade Zumbi dos Palmares, em SP, durante cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Cívico Afro Brasileiro - Dandara Colins/PGE/Divulgação

Para a procuradora-geral, a data é de reflexão. "Devemos usar nossa escala para mudar o sistema de exclusão e transformá-lo num sistema de inclusão. Eu sou a primeira procuradora-geral do Estado de São Paulo negra, mas, certamente, não serei a última", afirma.

Aos 44 anos, a recém-eleita procuradora-geral é mestre em direito do Estado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e professora do curso de especialização em direito administrativo da instituição.

A Procuradora-Geral do Estado de SP, Inês dos Santos Coimbra, e o reitor da Zumbi dos Palmares, José Vicente, em SP - Dandara Colins/PGE/Divulgação

Inês é procuradora estadual de carreira há 18 anos, sendo que nos últimos quatro chefiou a assessoria jurídica da PGE. Sua trajetória é marcada por atuações em temas como regularização fundiária e imobiliária, habitação popular, concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.